quarta-feira, 25 de novembro de 2015

PRISÃO DO SENADOR DELCÍDIO: NÃO ADIANTA NADA SER PETISTA NEOLIBERAL LAVA JATO QUER "TERRA ARRASADA" CONTRA TODA A FRENTE POPULAR E ALIADOS


A prisão do senador mato-grossense Delcídio Amaral líder do governo na Casa, por determinação da famigerada operação Lava Jato, pegou de surpresa não só a cúpula do PT mas também todo o universo político brasileiro. A prisão de Delcídio teve o aval de uma Turma do STF, que acatou o pedido do Procurador Geral da República baseado em uma fita de áudio onde o senador sugere ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró (preso em Curitiba) uma rota de fuga do país. O ministro do STF relator da Lava Jato, Teori Zavascki, determinou a prisão de um membro do Congresso Nacional considerando que o parlamentar incorreu em "flagrante delito" ao comandar um esquema criminoso em pleno andamento. O plenário do Senado foi convocado imediatamente para referendar ou não a decisão do STF. A direção nacional do PT logo emitiu um pronunciamento atirando Delcídio as "feras" da Lava Jato, apesar do papel de destaque que ocupava no partido e no próprio governo Dilma. A blogosfera "chapa branca" seguiu a mesma orientação cínica do PT qualificando Delcídio de "o mais tucano dos senadores petistas". O fato é que Delcídio era o responsável no Senado de encaminhar a pauta do "ajuste" e "austeridade" coordenada pelo ministro Levyano. Homem de confiança da anturrage palaciana, fazia a dupla monetarista "cara de pau" com o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães. Delcídio pensava que servindo aos interesses do "mercado" estaria protegido da sanha da Lava Jato, até então focada nas lideranças de esquerda do PT, como o ex-ministro José Dirceu e João Vacari. Porém a prisão do agro-empresário Carlos Bumlai, agente e amigo de Lula, no dia anterior apontava que a "República do Paraná" tem como próximo passo cercar e acuar o ex-presidente operário. Não resta há menor dúvida que o conjunto do PT e seu arco de sustentação política reproduziu o velho "metiê" da cobrança de "comissões" (propinas como a mídia corporativa gosta de chamar) em cada operação comercial praticada pelo estado burguês. Entretanto caracterizamos as prisões e fustigamentos jurídicos da Lava Jato voltadas exclusivamente a eliminar do mapa nacional a influência política do PT. Não por acaso o centro estratégico da Lava Jato é exaurir a Petrobras e as empreiteiras brasileiras que estabelecem parceria com a estatal. Não somos ingênuos e denunciamos os interesses diretos das transnacionais imperialistas na quebra das reservas nacionais, "legitimadas" agora pela desmoralização midiática das estatais e de grandes empresas brasileiras. O governo Dilma é cúmplice deste processo de ofensiva neoliberal contra a economia do país e por isso também se acovarda diante da Lava Jato. Não defenderemos a inexistente "honra" de um senador que faz a apologia das privatizações e arrocho salarial dos trabalhadores, mas nem por isso deixaremos de pontuar vigorosamente o caráter reacionário e antinacional da operação Lava Jato.

A prisão de Delcídio veio acompanhada do banqueiro André Esteves, controlador majoritário do banco de investimentos BTG Pactual, sócio da Petrobras em vários empreendimentos. Esteves é considerado um dos rentistas mais prósperos do continente, amealhou sua fortuna durante o governo FHC, no processo da privataria tucana onde atraiu investidores para a "generosa" compra de ações das estatais a "preço de banana" e ainda por cima financiadas pelos fundos de pensões e o BNDES. No governo Lula continuou o mesmo "modelo" e seu banco virou parceiro de grandes projetos estatais. Amigo íntimo de tucanos e petistas neoliberais, acabou envolvido nas "lambanças" do senador "pateta" sendo flagrado na mesma gravação realizada pelo filho de Cerveró. Como já afirmamos centenas de vezes a prática secular das "comissões" que envolvem todos as transações do estado burguês não foi inventada pelo PT, tampouco trata-se de um "desvio ético" da maioria esmagadora dos políticos, são produto das relações de produção e troca com o regime capitalista, permeiam todos os governos republicanos desde Deodoro a Dilma. O fato dos personagens do mercado serem os mesmos tanto na era FHC como na gestão da Frente Popular comprova nossa tese marxista, a única mudança ocorre com os protagonistas políticos, comandados hoje pelo PT e aliados.

Muitos analistas políticos devem estar se perguntando porque o STF e a PGR que tem provas de corrupção na Lava Jato contra tantos parlamentares (senadores e deputados) e nunca prendeu ninguém resolveu mandar encarcerar justamente o líder do governo no Senado, personagem que teve investigações sustadas meses antes pelo próprio Teori Zavascki. Acontece que a "emboscada" armada pelo próprio Delcídio para enrolar o filho de Cerveró, considerado equivocadamente um "pobre tolo" pelo "esperto" senador deu "merda". Gravado, Delcídio promete "mundos e fundos" para o jovem convencer o silêncio do pai em troca de uma fuga mirabolante bancada por ele, mas caiu na idiotice de citar ministros do STF. A gravação vazou depois de chegar nas mãos de Moro em sua "República do Paraná" que comunicou a Corte Suprema da gravidade da situação. Não restava outra alternativa aos ministros do STF, que até então mantinham certa distância (quando a questão envolvia parlamentares) da sanha oposicionista da equipe dos "intocáveis " de Moro e Fernando Lima. Rompe-se assim uma salvaguarda histórica do parlamento, assegurada pela constituição federal, porém o mais relevante nesta conjuntura é o "espírito de corpo" formado pelo conjunto dos togados do STF contra o PT.

A detenção de Delcídio nesta condição de desmoralização completa de suas "atividades" de liderança do governo petista reacende a crise política e joga lenha na fogueira da oposição tucana. Mal deu para a base aliada respirar o interregno do colapso do governo. Não que haja risco de um iminente "golpe de estado" como quer novamente alardear a esquerda planaltina. O Congresso Nacional deverá antecipar na prática seu recesso de fim de ano para escapar de novos vexames. A pauta do ajuste, ao contrário do que afirmou a oposição Demo-Tucana, ganha força com um governo cada vez mais fraco e refém das máfias parlamentares como a de Cunha. A Lava Jato "turbinada" com a prisão de Delcídio segue no encalço pessoal de Lula, que poderá receber más notícias da prisão de seus familiares em breve. Na população desorganizada o ódio concentrado a corrupção estatal generalizada não será capitalizado pela esquerda revolucionária, estas camadas sociais ainda estão muito longe de compreender que somente a revolução socialista poderá eliminar o sistema de acúmulo patrimonialista dos políticos no regime burguês. Um cenário fértil para o surgimento de novos "salvadores da pátria"...