sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Recuo inesperado de Lewandowski revela a luta feroz que se trava no interior da burguesia sobre o futuro do PT

Uma reviravolta surpreendente agitou ainda mais o julgamento conturbado do “mensalão” pelo STF. Trata-se da última parte do voto do ministro Ricardo Lewandowski (agora conhecido como “amerelowski”) inocentando o petista ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha. Lewandowski que na primeira parte de seu voto acompanhou integralmente a posição do relator, Joaquim Barbosa, resolveu no dia posterior dar uma radical guinada e sob a pressão da cúpula petista restituir a “esperança” de uma possível absolvição da quadrilha mensaleira. A drástica mudança do voto de Lewandowski (em nosso blog do dia 22/8 chegamos a noticiar que este seguiria na íntegra o voto do relator) surpreendeu inclusive a equipe dos advogados de defesa do PT, que agora animados já cogitam a anulação de todas as acusações de corrupção (ativa e passiva) para adotar a tese do “caixa 2”. A nova correlação de forças aberta no Supremo aponta uma renhida disputa não só no interior da mais alta corte, mas no próprio seio das classes dominantes com um final ainda indefinido sobre o futuro político do PT.

O ministro Lewandowski foi nomeado por Lula em 2006 e ainda possui vínculos políticos na região do ABC paulista, onde lecionou direito no início de sua carreira. Seu voto sempre foi contabilizado como favorável ao PT, até a última terça-feira (21/08) quando na qualidade de revisor do processo do “mensalão” decidiu seguir o colega Joaquim na tese da corrupção ativa para os réus da esfera “privada” (estão em julgamento 38 réus entre políticos e empresários) do julgamento. A clara propensão demonstrada por Lewandowski em se juntar ao bloco de ministros do Supremo que seguem o comando Palácio do Planalto (a orientação de Dilma é de decepar a cabeça política de José Dirceu) colocou em polvorosa a cúpula petista, obrigando o ex-presidente Lula a telefonar pessoalmente para seu indicado e exigir uma mudança de postura. Agora o relator que já tinha comprado anteriormente a briga com Lewandowski, em função da metodologia adotada no julgamento, prepara sua réplica que deverá ser seguida por uma tréplica do revisor e assim por diante... Em resumo, o julgamento promete se arrastar para depois das eleições municipais, para a felicidade geral do PT e desespero do bloco “conservador” formado entre os tucanos e a presidenta que não é mais o “poste” do Lulismo.

No bojo da burguesia ainda não há um acordo definitivo sobre a melhor alternativa de gerenciamento de seus negócios para o período pós-2014. Um setor da elite dominante defende o retorno de Lula como fator de “segurança social” frente a crise econômica internacional, neste caso a liderança do ex-metalúrgico sobre o movimento de massas serve de estabilidade para o regime político. Outra fração da burguesia deseja seguir com o governo Dilma, que começa a perder sua base social, acalentada pelo curso ainda mais neoliberal que a presidenta impôs a frente popular. Esta segunda alternativa conta com o firme apoio da Casa Branca, que acaudilhou o Brasil em apoio a todas as empreitadas rapineiras do imperialismo na última etapa. Consenso mesmo no seio da burguesia nacional só o de descartar a oposição Demo-Tucana como alternativa política para a próxima gestão estatal. Quanto ao núcleo partidário a ser gestado pela “verde” Marina Silva, ainda é muito cedo para tecer prognósticos eleitorais...

A verdade sobre o “espetaculoso” julgamento do “mensalão” é que o que menos importa neste caso são os desdobramentos jurídicos do processo, trata- se de um tribunal político onde cada voto dos ministros juízes corresponde a um alinhamento de classe dos “ilustres” togados. Nesta queda de braço, que envolve as entranhas do poder republicano, o proletariado deve defender resolutamente a tática do “derrotismo revolucionário” entre os bandos capitalistas corruptos que se enfrentam no STF. Os Marxistas Leninistas devem sim aproveitar a conjuntura que se abre para publicitar amplamente o caminho da ação direta das massas, em completa linha de confronto com as instituições decadentes do Estado burguês. Demonstrar pacientemente à classe operária que somente a revolução socialista poderá livrar o país dos sanguessugas e parasitas do regime vigente, esta é a tarefa que se coloca para os que não se vergaram ao “mito” da democracia como valor universal.