sexta-feira, 6 de julho de 2012


Blog da LBI completa um ano como um instrumento vivo e militante na defesa programática do marxismo revolucionário!

Neste 5 de julho o BLOG político da LBI está completando um ano de existência, uma curta vida de intensa elaboração política acompanhando diariamente os principais acontecimentos da luta de classes em nível nacional e internacional com artigos programáticos, abstraindo as principais lições políticas do marxismo-leninismo. Cerca de 50 mil acessos verídicos (aferidos por um contador independente) em apenas doze meses, atestam a importância e a necessidade de um contraponto programático não só à mídia murdochiana, mas principalmente às capitulações e integração da esquerda revisionista ao regime político, o que fez do Blog uma grande referência política entre a vanguarda de esquerda classista. Em seu breve período de existência, o Blog da LBI converteu-se em um importante instrumento de luta política-programática em defesa dos princípios do marxismo revolucionário. Debutamos encampando a campanha internacional em defesa da libertação dos cinco militantes cubanos encarcerados desde 1998 pelo governo Clinton que estavam defendendo o Estado operário cubano dentro do coração do monstro imperialista ianque. Acompanhamos “pari passu” a cobertura da guerra imperialista contra a Líbia demonstrando que se tratava de uma guerra de rapina para saquear as riquezas deste país semicolonial e eliminar qualquer resquício de oposição às garras do império, ocasião que o Blog da LBI demarcou profundamente posição com o revisionismo canalha que apoiou de modo vergonhoso as investidas genocidas das grandes potências capitalistas em nome da farsante “revolução árabe”. Agora, estamos acompanhando os desdobramentos do “golpe institucional” no Paraguai, a vitória da Irmandade Mulçumana no Egito e da “Nova Democracia” na Grécia, assim como o retorno do PRI a presidência mexicana, apontando justamente que estes acontecimentos são sinais da ofensiva contrarevolucionária mundial que se aprofundou desde a intervenção militar da OTAN na Líbia, sanha que a Casa Branca tenta repetir na Síria!

No cenário da luta de classes nacional esteve a serviço de denunciar os inúmeros escândalos de corrupção oriundos do governo Dilma e suas “bases” políticas, forjadas através do pacto oligárquico formalizado desde o governo Lula. Mas, como o Planalto conseguiu passar incólume por todos os escândalos? A estabilidade do governo Dilma é fruto da mais profunda colaboração de classes levada a cabo pelas centrais “chapa branca” e pela incapacidade da chamada “oposição de esquerda” (PSTU/PSOL) em se colocar como alternativa às traições da CUT/CTB devido à sua completa integração ao regime político vigente expressa no eleitoralismo mais vulgar como é o caso da participação da frente popular na cidade de Belém com o PCdoB. A LBI em seu Blog foi a primeira organização política a denunciar a aliança entre o PSTU, PSOL e o governista PCdoB (além de partidos burgueses de aluguel) na capital paraense em busca de um assento na cadeira do Parlamento burguês.

A elaboração político-ideológica da LBI diante de cada complexo fenômeno da luta de classes vem acidamente confirmando seus prognósticos como, por exemplo, a situação política no Egito e no conjunto dos países europeus (Grécia, Espanha, França, Portugal), além das escaramuças de guerra que a Casa Branca vem armando contra a Síria e Irã. Enquanto a esquerda mundial encontrava-se em júbilo com o triunfo da “revolução democrática” no Egito com a queda de Mubarak, alertávamos que apesar do justo ódio da população egípcia ao regime senil, todo o processo de transição para um “novo” regime fora conduzido pelas FFAA – controlando com tanques até mesmo a ocupação da Praça Tahrir – apoiadas pelo imperialismo ianque em seu bojo. No final, a “revolução democrática” decantou para a assunção da ultrarreacionária Irmandade Muçulmana, um verdadeiro “choque” de realidade para o arco pró-imperialista da esquerda mundial (LIT, UIT, PTS, Alan Woods etc.). Processo semelhante, como apontávamos desde o Blog, iria ocorrer no conjunto dos países europeus imersos na crise econômica, para os quais a esquerda catastrofista previa o “fim” do capitalismo e o triunfo da farsa do “socialismo democrático”. Evidentemente, nada disso aconteceu, precisamente pela falta de uma direção revolucionária comunista que conduzisse as diversas manifestações de resistência das massas à vitória – o capitalismo não cai de podre, é necessária uma ação consciente do proletariado mundial –, tendo como resultado a ascensão da direita na Espanha, Portugal, Grécia, ou seja, o continente europeu tende à fascistização de seus regimes políticos. Da mesma forma que os revisionistas do trotskismo encamparam a “luta contra o ditador sanguinário” Kadaffi na Líbia, no momento atual colocam neste mesmo patamar Bashar al-Assad, repetindo a aliança com o Pentágono nesta nova guerra colonialista contra a Síria.

Assim, a incapacidade da “oposição de esquerda” em se colocar como alternativa a frente popular e suas centrais “chapa branca” deriva de sua completa capitulação ao imperialismo em nível internacional ao aplaudir de pé os criminosos bombardeios da OTAN sobre a indefesa população líbia e hoje sobre a Síria. Ou seja, uma esquerda integrada ao regime político tem em seu horizonte apenas um frágil eleitoralismo diante do circo eleitoral programado para o triunfo dos partidos burgueses. São estes os cretinos que maculam o nome da Quarta Internacional fundada pelo velho dirigente bolchevique Leon Trotsky, enquanto nós da LBI fazemos de nosso modesto Blog e de nossa intervenção na luta de classes, nas greves e sindicatos, uma trincheira de luta programática pela construção do partido revolucionário mundial.

Com este pequeno balanço político-ideológico, nós que formamos a equipe editorial do Blog, neste primeiro ano de intensa elaboração, orgulhamo-nos de através deste instrumento militante ser o fio de continuidade do genuíno trotskismo, apesar de nossas modestas forças, quando praticamente todas as organizações políticas vem sucumbindo pusilanimemente às pressões da opinião pública mundial pequeno-burguesa, produto da mais nefasta ofensiva contrarrevolucionária do imperialismo, seja no âmbito militar, cultural, ideológico, ou dos costumes etc.. Por isso, o fortalecimento da imprensa operária e suas posições políticas principistas, a ação consciente das massas dirigida por um partido revolucionário, são os elementos-chaves para a liquidação do Estado burguês e a exploração capitalista, de cujas cinzas erguer-se-á a sociedade socialista. Balizados por estas perspectivas, fica o convite para que você visite o Blog da LBI diariamente para que ele tenha uma longa vida pela frente!

Artigo extraído do site da LBI