sexta-feira, 20 de dezembro de 2013


Com a intensa pressão da categoria fracassa a manobra da burocracia da APCEF-CE para impedir o registro da oposição de luta!

Uma semana depois da chapa “Novos Rumos” ter se inscrito no último dia 06 de dezembro para concorrer à direção da APCEF-Ceará, dando assim início à campanha eleitoral nas agências/departamentos da CEF e conquistado amplo apoio da base da categoria, a burocracia sindical ligada a CUT/CTB tentou impor um golpe aos economiários com o objetivo de impedir que a oposição de luta pudesse se apresentar nas eleições que ocorrerão nos dias 06 e 07 de janeiro de 2014. Apesar da chapa “Novos Rumos” ter sido inscrita com 19 companheiros (um bancário a mais do que o exigido no estatuto da entidade), a atual direção “chapa branca” da APCEF decidiu por indeferir o registro da oposição, alegando a “inelegibilidade” de dois membros da chapa. Cinicamente alegaram que estes companheiros não tinham mais de um ano como sócios da APCEF e imediatamente anunciaram em boletim da entidade que a eleição seria de “chapa única”. Tal decisão arbitrária fere o próprio estatuto e foi tomada por membros da APCEF que são candidatos na chapa governista à revelia da comissão eleitoral que sequer estava formada, devido ao desespero da CUT/CTB em perder o controle da APCEF há mais de 20 anos nas mãos do PT. Além disso, esta verdadeira máfia se negou a aceitar a substituição de nomes ou a convocação de uma assembleia geral da categoria para discutir esta decisão absolutamente antidemocrática. Frente ao golpe em curso, a chapa “Novos Rumos” impulsionada pelo Movimento de Oposição Bancária (MOB) e encabeçada pelo camarada Augusto César, militante da TRS, mobilizou a categoria que já estava em alerta para barrar esta manobra. Denunciamos para a base economiária a conduta venal da burocracia sindical e ganhamos a solidariedade nas agências/departamentos dos setores classistas e combativos que de pronto rechaçaram a artimanha montada pelos sindicalistas do PT e PCdoB. Ao lado da intensa pressão da categoria foi impetrado um pedido de liminar para garantir a inscrição da chapa “Novos Rumos”, cuja sentença favorável foi anunciada neste dia 19 de dezembro (ver fac-símile). Esta medida judicial em nosso favor só foi possível porque a mobilização de amplos setores da categoria rechaçando ativamente o golpe demonstrou que seria uma fraude completa realizar as eleições sem a presença da oposição de luta inscrita e que durante a última campanha salarial enfrentou a política de traição e colaboração de classes dos neopelegos da CUT/CTB, ganhando ampla representatividade na categoria.

Neste exato momento, após o fracasso da manobra da burocracia “chapa branca” da APCEF, a chapa “Novos Rumos” está visitando as agências para denunciar a tentativa de golpe da Articulação/PCdoB e desmentir a falácia em torno da eleição em “chapa única” para a APCEF-CE, mentira divulgada em boletim da entidade que não se sustenta porque os trabalhadores sabem que tem uma alternativa classista, democrática e combativa na disputa em curso. Por sua vez, a oposição exige a constituição de uma comissão eleitoral democrática, autônoma e independente, que não seja controlada pela atual direção da entidade, claramente obstinada em impedir a vitória da chapa “Novos Rumos” por qualquer meio escuso, como artimanhas antiestatutárias e até mesmo a fraude das urnas. Defendemos a escolha da comissão eleitoral em assembleia geral da categoria amplamente convocada e que garanta a participação democrática das duas chapas em disputa para que esta Comissão não seja um instrumento venal a serviço da política nefasta da CUT/CTB. Exigimos o acesso à lista de filiados aptos a votar e a presença de fiscais em todas as urnas na capital e interior, assim como na dos aposentados, para que a categoria possa livremente escolher seus representantes, dando um basta a 20 anos de continuísmo! Desde já a chapa “Novos Rumos” também se compromete em fazer uma auditoria financeira na APCEF-Ce para que os bancários saibam se seu dinheiro está sendo aplicado na luta dos economiários ou em outros interesses alheios aos da categoria, colocando o clube e a estrutura da associação a serviço dos trabalhadores e não de uma camarilha privilegiada que age as suas costas!

Direção Executiva da Chapa “Novos Rumos”

Apesar da campanha eleitoral para a APCEF-Ce estar limitada a ocorrer entre este final de dezembro e início de janeiro, um período escolhido a dedo pela burocracia sindical para fazer uma eleição “a frio” que pudesse em tese garantir artificialmente sua vitória no apagar das luzes de 2013, estamos vendo que a categoria encontra-se atenta ao processo, inclusive contribuindo financeiramente com a chapa “Novos Rumos” para garantir sua manutenção na disputa e os materiais de campanha como camisas, adesivos, panfletos e cartazes. Não temos qualquer confiança na Justiça burguesa, que pode vir a cassar nossa inscrição via recurso judicial aos desembargadores do Tribunal de Justiça, ainda mais cientes das relações políticas promíscuas que o PT e o PCdoB têm com o governo Cid Gomes (PROS), indicando vários secretários para sustentar a gerência burguesa da oligarquia Ferreira Gomes. Por isto estamos chamando a base a garantir o registro da chapa através do aprofundamento da mobilização dos bancários, exigindo da atual direção pelo menos o cumprimento do estatuto da entidade e que as decisões sejam tomadas em última instância pela base da categoria.


Por fim, queremos denunciar o papel vergonhoso que tem o PSOL e seu satélite PSTU na categoria. Diante do golpe em curso se mantiveram calados e até “liberaram” alguns de seus simpatizantes a integrarem a chapa da burocracia sindical “chapa branca”. Tal atitude tem por objetivo buscar uma aproximação com o PCdoB (que também integra a chapa governista na APCEF) para em 2015 tentarem montar uma chapa conjunta para o Sindicato dos Bancários do Ceará, hoje gerido majoritariamente pela CUT que tem a seu lado a CTB como coadjuvante. Desde o MOB e a TRS compreendemos que o único caminho para se construir uma verdadeira oposição classista, de luta e combativa tanto na APCEF como no Sindicato é se opondo abertamente a política da burocracia sindical “chapa branca” que blinda o governo Dilma durante as campanhas salariais e acaba fechando acordos vergonhosos que mantém o arrocho salarial, as terceirizações e impedem a isonomia. A chapa “Novos Rumos” defende uma APCEF independente do governo Dilma e da direção da CEF, com uma gestão transparente, participativa, democrática e presente nas unidades para transformá-la em um espaço de discussão e organização da luta dos bancários da Caixa.