quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

TODO APOIO A “MARCHA DOS IMIGRANTES”! ABAIXO A REPRESSÃO DE BIDEN AOS POVOS DA AMÉRICA LATINA! MORTE AO IMPERIALISMO IANQUE!

Uma extensa caravana de migrantes da América Central e do Sul partiu do México em direção à fronteira dos Estados Unidos. Até 8 mil pessoas de todas as idades, principalmente da Guatemala, Honduras e México, fazem parte da marcha — eles levam uma faixa na qual está escrito "Êxodo da Pobreza". O movimento acontece dias antes da chegada do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, à Cidade do México. Ele ele quer chegar a novos acordos repressivos com Obrador para combater a migração na fronteira dos EUA. O número de pessoas detidas na fronteira dos EUA com o México ultrapassou 2 milhões tanto nos anos fiscais de 2022 como de 2023. 

Na sexta-feira (22/12), o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse querer colaborar novamente com os EUA para resolver as preocupações sobre a migração. O líder mexicano deve se reunir com o secretário de Estado dos EUA nesta quarta-feira (27/12). A Casa Branca disse, em um comunicado, que Blinken discutiria a "migração irregular sem precedentes" na região e identificaria formas de os dois países "enfrentarem os desafios de segurança fronteiriça".

São homens, mulheres e crianças em luta direta contra a política repressiva do imperialismo ianque de ataque aos povos da América Latina. México, Honduras, Guatemala e El Salvador, cujos governos são submissos ao imperialismo ianque, pactuaram com a Casa Branca um Plano de Aliança para a Prosperidade do Triângulo Norte da América Central, com o objetivo declarado de aumentar esforços na repressão dos trabalhadores nestes países, de maneira a buscar desacelerar a imigração. 
As populações das quato nações sofrem com a violência, o narcotráfico e a pobreza, acentuada por insuficientes índices de crescimento econômico e pela corrupção, mazelas próprias do capitalismo semicolonial imposto em benefício do imperialismo ianque.  
Biden ameaçou mobilizar tropas para fechar a fronteira sul do país, se o México não reduzir a avalanche de migrantes de países da América Central. "Devo pedir ao México, nos mais duros termos, que ponha fim a essa avalanche e, se isso não for possível, mobilizarei as forças armadas dos EUA e fecharei nossa fronteira sul", escreveu o presidente dos EUA. Biden enfatizou que "a ofensiva" contra os Estados Unidos em sua fronteira sul é uma questão muito mais importante para ele como presidente do que o novo acordo de livre comércio entre os EUA, Canadá e México. "Espero que o México ponha fim a essa avalanche em sua fronteira norte", ele reiterou. 
É preciso cobrir da mais ampla solidariedade a “Marcha dos Imigrantes” que enfrenta através da ação direta a política repressiva do imperialismo ianque contra os povos da América Latina. Além do apoio a mobilização faz-se necessário dotar o movimento de um programa revolucionário que empunhe a bandeira da revolução socialista mundial para impor o fim das fronteiras nacionais ditadas pelos interesses dos capitalistas, impulsionando um mundo onde a luta do proletariado mundial unifique os povos em um regime social comunista que garanta plenamente as necessidades de vida dos trabalhadores, antes que o capitalismo arraste o conjunto da humanidade para a barbárie!