domingo, 10 de dezembro de 2023

POETA DE GAZA ASSASSINADO PELO ENCLAVE TERRORISTA DE ISRAEL: A ARTE NA TRINCHEIRA DA RESISTÊNCIA PALESTINA EM SEU ÚLTIMO POEMA...

O Blog da LBI denuncia o assassinato do poeta palestino Refaat Alareer no último dia 7 de dezembro. Alareer era o maior poeta palestino em Gaza. Sua poesia era uma voz ativa da causa de libertação de seu povo. Segundo informa a Resistência Palestina “Refaat recebeu um telefonema da inteligência israelense para localizá-lo na escola onde estava refugiado. Eles o informaram que iriam matá-lo. O poeta saiu da escola sem querer colocar outras pessoas em perigo e às 18h00 o apartamento da sua irmã foi bombardeado, onde ele, a sua irmã e os seus quatro filhos morreram”. Neste seu último poema, Refaat expressa a dor e esperança de um povo sob fogo exterminador e de inquebrantável anseio de libertação:

Se eu devo morrer,

você deve viver

para contar a minha história

para vender minhas coisas

comprar um pedaço de pano

e algumas cordas,

(deixe-o branco com uma cauda longa)

para que uma criança, em algum lugar em Gaza

enquanto ela encara o céu nos olhos

esperando seu pai que partiu em chamas

e não se despediu de ninguém

nem mesmo de sua carne

– nem mesmo de si –

veja a pipa, minha pipa que você fez, voando acima

e imagine por um momento que um anjo está lá trazendo de volta o amor 

Se eu devo morrer

deixe que isso traga esperança

deixe que isso seja um conto