domingo, 17 de dezembro de 2023

LÍBANO RECHAÇOU O ULTIMATO DO ENCLAVE SIONISTA: NÃO RETIRARÁ O HEZBOLLAH DA FRONTEIRA SUL COM ISRAEL!

No início desta semana, o enclave sionista Israel lançou um ultimato ao Líbano para retirar o Hezbollah da fronteira do Líbano com Israel, ao norte do rio Litani. Em caso contrário, declararia a guerra ao país que é aliado do Irã. O Líbano respondeu com uma contraproposta: pedirá ao Hezbollah que se retire da fronteira se Israel se retirar de toda Palestina ocupada.

Por sua vez, os países imperialistas que exerceram o papel de porta-vozes de Israel, Estados Unidos e França, informaram ao governo libanês que Tel Aviv rechaçou sua contraoferta. Dado que Israel já deixou claro que ampliaria o atual teatro de operações em Gaza e abriria uma frente de combate no norte.

A última vez que Israel entrou em guerra contra o Hezbollah resultou em uma severa derrota militar. Desde então, o Hezbollah é muito mais forte e acumulou uma experiência valiosa na Guerra da Síria. A ideia de que Israel abra uma segunda frente é simplesmente suicida.

O exército israelense caiu em uma armadilha, o analista de assuntos árabes, Tzvi Yehezkeli, declarou no Canal 13 israelense que “Israel caiu em uma cilada”. O coronel Kobe Merom, da reserva do exército israelense, também declarou que “Israel está cometendo um grave erro estratégico na zona norte”, afirmou em uma entrevista radiofônica. O mês passado, o parlamentar e ex-ministro de Segurança, Avigdor Lieberman, disse que o governo israelense já havia perdido a guerra no norte de Gaza.

É claro que Israel nunca se retirou de nenhum território que estivesse ocupado pela força das armas. Na região da fronteira com o Líbano, os colonos israelenses foram abandonados pelo seu Estado terrorista.