DO OUTRO LADO DA TRINCHEIRA PALESTINA: MAIS DE 2.800 SOLDADOS ISRAELENSES HOSPITALIZADOS DESDE O ÍNÍCIO DA GUERRA EM GAZA
Mais de 2.800 soldados israelenses estão recebendo tratamento de reabilitação no departamento médico do Ministério da Defesa de Israel desde o início do conflito em Gaza, em 7 de outubro, segundo a mídia local na terça-feira. Cerca de 91% dos soldados são definidos como levemente feridos, 6% como moderadamente e 3% gravemente, disse o jornal Haaretz, citando dados fornecidos por Limor Luria, chefe do departamento de reabilitação, numa audiência com a Comissão de Guerra Sanitária. Os dados mostraram que 18% dos soldados sofriam de dificuldades de saúde mental e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). O Haaretz disse que 48% dos soldados têm “membros machucados”.
Os números do exército israelense mostram que 463 soldados foram mortos e 1.860 outros ficaram feridos desde a eclosão do conflito em Gaza, em 7 de outubro. Os ataques aéreos e terrestres de Israel na Faixa de Gaza desde o ataque de 7 de outubro pelo Hamas mataram pelo menos 19.667 palestinos, a maioria mulheres e crianças, e feriram outras 52.586 pessoas, segundo as autoridades de saúde de Gaza.
A guerra deixou Gaza em ruínas, com metade do parque habitacional do território costeiro danificado ou destruído, e quase 2 milhões de pessoas deslocadas dentro do enclave densamente povoado devido à escassez de alimentos e de água potável.
Acredita-se que quase 1.200 israelenses tenham sido mortos no ataque do Hamas, enquanto mais de 130 reféns permanecem em cativeiro.
Esses datos demontram a força da resistência palestina em sua luta pela destruição do enclave terrorista de Israel!