sábado, 9 de dezembro de 2023

MULTITUDINÁRIA MARCHA EM LIMA EXIGE: “ABAIXO A DITADURA ASSASSINA DE BOLUARTE” 

Milhares de pessoas marcharam na última quinta-feira em Lima, capital do, Peru e em outras cidades do país para exigir a imediata renúncia da presidente golpista Dina Boluarte, há um ano de seu governo repressor após a deposição do presidente eleito Pedro Castillo e em meio a uma profunda e contínua recessão econômica e uma forte turbulência política.

A popularidade de Boluarte caiu para menos de um dígito percentual, o nível mais baixo de sua reacionária gerência desde que assumiu o governo em 7 de dezembro do ano passado, após a cassação de Pedro Castillo. Dina enfrenta o pior desempenho da economia capitalista do país em três décadas, sem contar a pandemia do coronavírus, devido à queda nos investimentos internacionais e ao golpe institucional.

Agregando à profunda recessão econômica, está a desmoralização nas instituições burguesas, tendo como foco o desacreditado Congresso Nacional. Esta semana a crise no Ministério Público se agravou com a suspensão e substituição do Procurador-Geral.

Há poucos dias, o governo golpista aumentou as penas contra pessoas que supostamente provocam “violência em protestos”, ou fecham “estradas importantes do país”. Os massivos protestos anteriores deixaram um saldo trágico de mais de 100 mortos no país e o Ministério Público apresentou ao Parlamento no final do mês de novembro uma acusação constitucional contra Boluarte, pelo suposto crime de “Homicídio qualificado”.

O governo assassino de Boluarte tem recebido apoio direto do imperialismo ianque, que inclusive aumentou sua presença militar no Peru após o golpe. Na América do Sul, o pelego Lula tem respaldado politicamente as ações genocidas de Dina, seguindo as ordens do chefe em comum, Joe Biden.