quarta-feira, 16 de abril de 2014


PCdoB fecha coligação com Tucanos no Maranhão e oferece palanque no estado para Aécio “combater” o PMDB/PT

Caiu por completo o falso véu “progressista” (antigolpista) do PCdoB quando ofereceu a vaga de vice-governador para os tucanos na chapa do ex-deputado Flávio Dino no Maranhão. Em reunião em Brasília na noite do último dia 15/04, o PCdoB selou o acordo com a alta cúpula nacional do PSDB, tendo a presença como “padrinho” do acordo nada menos do que a figura do presidenciável Aécio Neves. A “rasgação de seda” entre tucanos e pseudo “comunistas” foi reveladora, primeiro foi a vez de Dino elogiar o dirigente máximo do PSDB: “O senador Aécio está sintonizado com o momento político do nosso estado, que quer superar a última oligarquia do país. Precisamos unir todas as forças dispostas a ajudar a virar a página do passado no Maranhão”. Depois foi o próprio Aécio Névoa quem afirmou sua plena disposição ao acordo: “O PSDB nacional respeitará a condução feita no Maranhão pela direção estadual, através do deputado Brandão. Do meu ponto de vista, tenho extremo respeito e admiração pelo deputado Flávio Dino”. Por sua vez, o deputado tucano Carlos Brandão, indicado ao cargo de vice-governador, finalizou politicamente o evento: “A presença do PSDB na chapa de Flávio Dino fortalece a ampla aliança pelo Maranhão, com o presidenciável Aécio Neves“. A “tese” oportunista do vale-tudo eleitoral que impregnou o PT maranhense, convertido em mero apêndice da oligarquia Sarney, alcançou também o PCdoB que agora se oferece como “plataforma” eleitoral da reação nacional, para potencializar a conquista de um governo estadual. Vale lembrar que recentemente no estado vizinho, o Piauí, o mesmo PCdoB integrou o governo estadual da asquerosa oligarquia “Mão Santa” (PMDB), e que no passado não muito distante também participou do próprio governo Sarney, hoje considerado o “mal maior”. Pelo menos não podemos imputar falta de “coerência” ao PCdoB, já que este agrupamento (ex-estalinista) se converteu até a medula ao regime da democracia dos ricos, chegando a advogar politicamente a repressão policial aos movimentos sociais que “ousam” desafiar a “ordem da farra” das empreiteiras e governo Dilma, imposta pela Copa da FIFA e seus patrocinadores imperialistas.

Parece que a “fidelidade canina” do PCdoB ao governo Dilma não resistiu à tentação política de conquistar o aparelho de um governo estadual, nem mesmo tendo sido Flávio Dino membro da gestão palaciana petista até pouco tempo atrás no comando da EMBRATUR. O suposto “ímpeto” de combate do PCdoB às oligarquias reacionárias do país, em especial a do Maranhão, não é capaz de convencer nem mesmo ao mais ingênuo militante político, posto que são os mais entusiastas defensores dos “Ferreira Gomes” no Ceará, uma mafiosa quadrilha familiar dominante que faz parecer os Sarney um inofensivo “grupo de escoteiros”.

A guinada socialdemocrata do PCdoB, ocorrida no início dos anos 90, o fez abandonar os pressupostos do Marxismo-Leninismo,formatando um partido de filiados sem o menor comprometimento ideológico e militante. Nesta inflexão de classe, o partido de João Amazonas passou a acolher personalidades políticas burguesas, com potencial eleitoral para “ajudar” os ex-estalinistas a ocuparem vagas no parlamento. Políticos de direita ,como o senador Leomar Quintanilha antigo membro do PDS, se filiaram ao PCdoB sem o menor constrangimento. Exemplo similar foi a filiação do pagodeiro Netinho em São Paulo, que responde a várias acusações de espancamento de mulheres.

Talvez seja este o caso de Flávio Dino, um filiado ao PCdoB com muito pouco ou nenhuma referência no “comunismo” esquálido do partido. Mas de toda forma esta é a política geral do PCdoB, impulsionar frentes políticas com alas da burguesia nacional, ora “anunciadas” como progressistas, ora “anunciadas” como reacionárias, ao sabor de cada conveniência eleitoral. Por ironia da história para o PCdoB no Maranhão Aécio Névoa é progressista e Sarney é reacionário, já em Minas o mesmo Aécio é “golpista” e os bandidos do PMDB são um aliado de “primeira grandeza”... Fica a lição para as novas gerações de militantes Leninistas, denunciar frontalmente o engodo do PCdoB como mais uma vertente política da social democracia burguesa.