quinta-feira, 16 de março de 2023

DEPOIS DA GUERRA CONTRA A HUAWEI... CASA BRANCA AMEAÇA BANIR O TIKTOK DOS EUA

O governo imperialista de Biden exigiu que os donos chineses do TikTok alienem suas participações no popular aplicativo de vídeo ou enfrentem uma possível proibição dos Estados Unidos. A medida é a mais dramática em uma série de medidas recentes de autoridades e legisladores dos EUA, que levantaram temores de que os dados de usuários do TikTok nos EUA possam ser repassados ao governo da China. O TikTok, de propriedade da ByteDance, tem mais de 100 milhões de usuários nos EUA. O objetivo é impedir o desenvolvimento da tecnologia chinesa no mundo. “O TikTok é um cavalo de Tróia moderno do Partido Comunista Chinês usado para monitorar os americanos e explorar suas informações pessoais”, disse ontem Michael McCaul, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara. Trata-se de mais um capítulo da guerra híbrida e econômica do imperialismo ianque contra a China.

LEIA TAMBÉM: A TECNOLOGIA DO 5G FOI “DESENHADA” PARA A GUERRA: O QUE ESTÁ REALMENTE POR TRÁS DA DISPUTA ENTRE OS EUA E A CHINA?

É a primeira vez sob a administração do  Democrata de Biden que uma possível proibição do TikTok é ventilada. O antecessor de Biden, o republicano Donald Trump, tentou banir o TikTok em 2020, mas foi bloqueado pelos tribunais dos EUA.

A porta-voz do TikTok, Brooke Oberwetter, disse à Reuters que a empresa ouviu recentemente o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS), liderado pelo Tesouro dos EUA, que exigiu que os proprietários chineses do aplicativo vendessem suas ações e disse que, caso contrário, eles enfrentariam um possível banimento do aplicativo de vídeo nos EUA.

Há semanas, vários países proíbem a instalação do aplicativo chinês TikTok em celulares. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o TikTok, da empresa chinesa ByteDance, é a sexta rede social mais utilizada no mundo. Nos Estados Unidos, uma lei proíbe o download e o uso do TikTok nos dispositivos de funcionários do governo. Cerca de vinte estados adotaram medidas semelhantes no nível local para seus próprios funcionários. Além disso, o Congresso está debatendo um projeto de lei que proibirá totalmente a aplicação nos Estados Unidos.

O TikTok faz parte da guerra econômica entre os Estados Unidos e a China.  A empresa controladora do TikTok, ByteDance, está sediada em Pequim e só entrou no mercado ocidental por meio da aquisição da empresa americana Musical.ly no final de 2017, que imediatamente se transformou no TikTok.

O aplicativo foi o mais baixado no ano passado. É a primeira vez que usuários ocidentais acessam um aplicativo não americano.

Se os Estados Unidos banirem o TikTok, a empresa chinesa perderia seu maior mercado, do qual dirige todos os seus negócios no Ocidente. Para evitar isso, ele baixou as calças. Apresentou o Plano Texas, no qual foram gastos 1,5 bilhão de dólares para oferecer garantias sem precedentes à Casa Branca.

Mas a batalha está perdida antecipadamente porque os pretextos para banir o aplicativo são falsos. As proibições estão sendo impostas apesar do fato de que nenhum incidente de segurança em larga escala foi atribuído ao aplicativo. O TikTok não é acusado de nenhum fato específico, apenas “riscos potenciais”.

No início de dezembro, o diretor do FBI, Chris Wray, afirmou que a China poderia usar o TikTok para fazer a mesma coisa que os EUA costuma fazer, por exemplo, no Twitter: manipular conteúdo e desencadear "operações de influência". Como qualquer rede social, o aplicativo destaca determinados conteúdos, o que preocupa os Estados Unidos. 

O Parlamento Europeu segue os ditames que lhe são dados do outro lado do Atlântico. Na terça-feira, ele informou a sua equipe que estava proibindo o uso da rede social chinesa TikTok em dispositivos de trabalho, sob o mesmo velho pretexto: segurança de dados.

Na semana passada, a Comissão Europeia fez o mesmo: proibiu o uso do TikTok nos dispositivos de trabalho de seus funcionários sob o pretexto de "proteger os dados da instituição". Os funcionários da Comissão têm até 15 de março para desinstalar o aplicativo de seus dispositivos de trabalho.

Eles também terão que remover o TikTok de seus dispositivos pessoais se contiverem aplicativos aprovados para uso profissional (e-mail, videoconferência). O Conselho Europeu, órgão dos Estados-Membros, adotará medidas semelhantes.

Eles também aconselham “fortemente” os funcionários a remover o TikTok de seus dispositivos pessoais.

Ele fala de "ameaças de segurança cibernética" que poderiam "ser exploradas em ataques cibernéticos contra o ambiente de trabalho da Comissão". Mas ele se recusa a dizer se houve um incidente concreto que apoie a decisão ou se há alguma maneira de o TikTok resolver o problema.

O mesmo vale para o Canadá, que baniu o aplicativo móvel que fornece a seus funcionários a partir de terça-feira. A presidente do Tesouro, Mona Fortier, garante que a medida foi tomada "por precaução".