quarta-feira, 22 de março de 2023

EM DEFESA DA RÚSSIA: IRÃ RESPONSABILIZA EUA E OTAN PELA GUERRA NA UCRÂNIA

O líder iraniano aiatolá Ali Khamenei responsabilizou o governo dos Estados Unidos pelo conflito na Ucrânia por sua obstinação em expandir a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o Leste Europeu. Em um discurso para milhares de pessoas por ocasião do novo ano solar, disse que "a guerra na Ucrânia foi realmente causada pelos Estados Unidos para expandir a OTAN" e que os EUA e seu setor militar-industrial são agora o maior beneficiário das hostilidades. Ele afirmou que “o povo ucraniano sofre de problemas dos quais as fábricas de armas americanas se beneficiam. É por isso que os EUA estão impedindo que a guerra na Ucrânia termine."

Ele lembrou que o povo iraniano tem resistido firmemente às tentativas de golpe, embargos e inúmeras conspirações orquestradas por esses países. Entre elas, citou ofensivas midiáticas inéditas com o objetivo de gerar fobia contra o Irã, mas que se chocaram contra o que chamou de fortes alicerces da nação iraniana.

Ele explicou que isso é um sinal de guerras híbridas, em que o inimigo usa a mídia, o fator cultural, a segurança e a economia para sitiar a nação e levar o povo ao desespero.

Sobre a hostilidade das nações ocidentais capitalisttas, ele disse que o presidente dos EUA e os líderes europeus deram armas, apoio financeiro e operacional para enfraquecer o Irã e mudar seu sistema político.

Ele garantiu que aconteceu o contrário do que eles calcularam, já que o povo iraniano está há muitos anos "ao pé do cânion (...) A todos aqueles que apoiaram os últimos distúrbios, o povo deu uma lição", disse disse.

O Aiatolá avaliou que as agressões também buscaram isolar o Irã no cenário internacional, mas o inimigo também não conseguiu. "Sim, nosso relacionamento com os ocidentais enfraqueceu, mas com a Ásia se fortaleceu 100%", disse ele, acrescentando que os planos estratégicos de seu país incluem "desenvolver laços fortes com a África e a América Latina".

Entre outros aspectos, Khamenei lembrou que alguns países sujeitos a medidas restritivas unilaterais impostas pelo Ocidente reduziram a sua dependência do dólar e a sua situação melhorou, pelo que exortou as autoridades iranianas a aprofundar o comércio com as moedas locais.