sexta-feira, 10 de março de 2023

“FIQUE DE OLHO”: TV´s DE ÚLTIMA GERAÇÃO DA SAMSUNG ESPIONAM A SERVIÇO DA CIA SEUS USUÁRIOS  

Em uma coleção de documentos divulgados, o WikiLeaks incluiu um código que mostra que a CIA trabalhou com oficiais de inteligência para transformar microfones em TVs em dispositivos de escuta. As TVs inteligentes da Samsung possuem microfones para que os espectadores possam fazer comandos de voz, como solicitações de recomendações de filmes. Os comandos normalmente não são transmitidos fora de casa, a menos que os usuários ativem o recurso. Se a TV estiver desligada, não há como ouvir. Mas o WikiLeaks afirma que os documentos obtidos mostram que, por meio de um programa chamado Weeping Angel, a TV-alvo parece estar desligada quando na verdade está ligada e ouvindo. O WikiLeaks diz que o áudio vai para um servidor secreto da CIA. Nesses casos, o áudio não se limita aos comandos da TV, mas pode incluir conversas do dia a dia.

A totalidade das informações, de codinome “Vault7”, incluía mais de 8.700 documentos e arquivos. WikiLeaks, em um comunicado de imprensa anunciando os documentos, disse que a CIA “perdeu o controle” de sua vasta gama de ferramentas de hacking e espionagem. “O arquivo parece ter circulado entre ex-hackers do governo dos EUA e contratados de maneira não autorizada, um dos quais forneceu ao WikiLeaks partes do arquivo”, disse o WikiLeaks.

Em um movimento incomum, o WikiLeaks disse que estava retendo alguns segredos dentro dos documentos. Entre eles, disse ter retido detalhes de dezenas de milhares de “alvos da CIA e máquinas de ataque em toda a América Latina, Europa e Estados Unidos”.

Outras ferramentas do arsenal da CIA têm como alvo os PCs que executam o sistema Windows da Microsoft, de acordo com o WikiLeaks, que diz que muitos dos ataques são na forma de vírus projetados para se espalhar por CDs e drives USB.

O WikiLeaks também diz que a CIA também visava sistemas de controle usados ​​por carros e caminhões. Embora o WikiLeaks não tenha detalhes sobre como isso pode ser usado, ele disse que a capacidade pode permitir que a CIA “se envolva em assassinatos quase indetectáveis”.

Jake Williams, da empresa de segurança Rendition Infosec, disse que as extensas referências à segurança operacional nos documentos divulgados pelo Wikileaks sugerem que vieram de uma fonte do governo. “Não consigo imaginar alguém que tenha inventado tanta preocupação com a segurança operacional”, disse ele. “Parece verdadeiro para mim.”

A Microsoft disse que estava ciente dos relatórios e estava investigando-os. A Apple e o Google não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. Em comunicado, a General Motors disse que seria prematuro comentar os documentos, incluindo sua autenticidade. Mas a GM acrescentou que não sabia de nenhum ferimento ou morte resultante da invasão de um veículo.

A Samsung divulgou uma declaração dizendo: “Proteger a privacidade dos consumidores e a segurança de nossos dispositivos é uma prioridade máxima na Samsung. Estamos cientes do relatório em questão e estamos investigando o assunto com urgência”.