terça-feira, 21 de março de 2023

CHANCELER DO GOVERNO LULA TEM POSIÇÃO VASSALA AO IMPERIALISMO SOBRE O MANDADO DO TPI CONTRA PUTIN: “BRASIL SEGUE TRIBUNAL DE HAIA”

O ministro das Relações Exteriores do governo Lula, o chanceler Mauro Vieira, um verdadeiro capacho da Casa Branca, afirmou em entrevista que o Brasil respeita e segue as decisões do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, que expediu na semana passada um mandado de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, alegando cinicamente crimes de guerra. Em entrevista Vieira ponderou que o Brasil não tem posição oficial sobre o mandado, mas, ao ser perguntado se Putin seria preso se visitasse o Brasil, admitiu que a presença do russo em qualquer país que integra o TPI poderá causar “complicações”. O Blog da LBI reproduz trechos da entrevista escandalosa que reafirma o governo Lula como um verdadeiro "poodle" da Casa Branca, com o chancelar condenando a Rússia e declarando apoio a Ucrânia. 

LEIA TAMBÉM: TPI: TRIBUNAL DAS PUTAS DO IMPERIALISMO QUER PRENDER PUTIN... SE TEM CORAGEM MANDEM A OTAN EXECUTAR A ORDEM DE PRISÃO NO KREMLIN

TRECHOS DA ENTREVISTA 

Qual é a posição do Brasil sobre o mandado de prisão expedido no Tribunal de Haia contra o presidente russo, Vladimir Putin?

É uma questão que tem que ser examinada à luz do processo estabelecido. Eu, pessoalmente, não conheço ainda e não vi. O Brasil é parte do TPI, o Tribunal Penal Internacional, que nós respeitamos e seguimos. O TPI não é integrado por todos os países, então tem também uma abrangência que não é total, não é global. É limitada. Nós temos que, sobretudo, conhecer melhor as condições. Não há uma posição firmada nem oficial sobre isso.

O presidente Putin seria preso se visitasse o Brasil, já que o país respeita o TPI?

Qualquer viagem, qualquer presença dele em um país que seja membro do Tribunal Penal Internacional pode levar a complicações, eu não tenho dúvidas.

O Brasil defende a saída da Rússia dos territórios ocupados na Ucrânia?

O Brasil condenou a invasão da Rússia e não poderia ser diferente. Esse é, inclusive, um dos preceitos constitucionais que orientam a política externa. Isso está nos artigos iniciais da Constituição que estabelece, entre outros pontos, o direito internacional, os direitos humanos, a integridade territorial e a solução pacífica das controvérsias. O Brasil não poderia deixar de condenar a invasão ao território ucraniano.

Zelensky, presidente da Ucrânia, convidou o presidente Lula para visitar a Ucrânia. Existe uma data para essa viagem? Lula tem interesse em visitar a Ucrânia?

O presidente recebeu esse convite, mas não existe uma data por enquanto. Ele aceitou o convite e ficamos de fixar uma data mais adiante pela via diplomática, quando houver condições. Por enquanto não existe, vamos examinar as alternativas.

O presidente Lula se negou a oferecer armas para a Ucrânia dentro dessa lógica, da coerência de que ele trabalha pela paz. Existe algum outro tipo de apoio que o Brasil pretende dar ou que o país esteja dando para a Ucrânia ou para o povo ucraniano, que se encontra em estado de guerra e que está sendo atacado?

O apoio político, entre outros. [O Brasil está] criticando a invasão e está fazendo a proposta de inclusão de uma menção específica à cessação de hostilidades na resolução das Nações Unidas. São gestos desse tipo que podem vir a acontecer. Esse é o apoio mais importante e mais claro que pode ser dado.