UM GOVERNO A SERVIÇO DOS BANQUEIROS: LULA E HADDAD INDICAM PARA DIRETOR DE POLÍTICA MONETÁRIA DO BC UM RENTISTA LIGADO A HENRIQUE MEIRELLES, LEMANN E ANDRÉ ESTEVES
Lula escolheu o rentista Rodolfo Fróes da Fonseca Almeida e Silva para diretor de Política Monetária do BC (Banco Central). Ele substituirá Bruno Serra Fernandes, que teve o mandato vencido em 28 de fevereiro. Fróes é um neoliberal de carteira assinada, uma “cria” do mercado financeiro, trabalhou no Bank of America, que foi presidido por Henrique Meirelles e também é ligado ao BTG de André Esteve. Ele vai assumir o principal posto da política monetária do BC, responsável por coordenar o Comitê de Política Monetária (Copom), que define a taxa a básica de juros do país (Selic). Como podemos observar toda a demagogia de Lula em torno da queda da taxa de juros não passa de jogo de cena enquanto seu governo faz uma gestão neoliberal a serviço dos rentistas!
Com forte atuação no mercado financeiro, Fróes é sócio em 8 empresas que se encontram ativas, a maioria delas na linha de consultoria financeira, que somam um ativo de mais de R$ 100 milhões. Entre elas, uma das principais é a Flow Participações, fundada em fevereiro de 2003, e que tem como sócio-administrador, juntamente com Fróes, Jorge Felipe Leman, filho de Jorge Paulo Lemann.
Em seu perfil no Linkedin, Fróes também diz ser “conselheiro
do Banco Fator, onde atuei anteriormente como vice-presidente executivo”. Ele
teria deixa a instituição, segundo o perfil, em junho de 2021. Após registrar
prejuízos por dois anos seguidos, o Banco Fator vendeu em 2021 sua corretora de
valores para o BTG Pactual, banco que foi fundado por Paulo Guedes e atualmente é controlado por André Esteves.