terça-feira, 26 de março de 2024

NÃO SÓ “PARECE TER SIDO DITADO PELOS EUA”: O PRONUNCIAMENTO DO GOVERNO BURGUÊS DA FRENTE AMPLA SOBRE A VENEZUELA É REGIDO PELA CASA BRANCA 

O regime bolivariano da Venezuela, hoje presidido por Nicolás Maduro, publicou nesta terça-feira (26/04) uma nota para criticar o posicionamento do governo burguês da Frente Ampla a respeito do processo eleitoral venezuelano. A chancelaria do país que enfrenta uma série de sanções econômicas por parte do imperialismo ianque, afirmou que o pronunciamento oficial do Brasil divulgado nesta terça-feira: “É intervencionista, nebuloso e parece ter sido ditado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”, aponta nota assinada pelo Ministério das Relações Exteriores da Venezuela. Por maiores que sejam as diferenças programáticas entre os Marxistas Leninistas e o regime nacionalista burguês da Venezuela, neste caso somos “obrigados” a concordar integralmente com o presidente Maduro, a política externa (também a interna) do governo Lula é regida integralmente pela Casa Branca!

O chanceler venezuelano, Yvan Gil, também enfatizou “O compromisso de seu país com os princípios diplomáticos e de não interferência nos assuntos internos de outras nações, incluindo o Brasil”. Gil destacou que a Venezuela não emite juízos de valor sobre processos políticos e judiciais em outros países e espera o mesmo respeito em troca. Ao reproduzir a prática internacional belicista de Washington, Lula atua como um “peão” do imperialismo ianque na região, foi assim quando enviou tropas brasileiras para invadir o Haiti, ou mais recentemente na questão da disputa territorial do Essequibo, quando deslocou os blindados (sucatas) das nossas Forças Armadas para a fronteira com a Venezuela.

Leia o comunicado da chancelaria venezuelano na íntegra:

“O Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela repudia o comunicado cinzento e intervencionista redigido por funcionários da chancelaria brasileira, que parece ter sido ditado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, no qual são emitidos comentários carregados de profundo desconhecimento e ignorância sobre a realidade política na Venezuela. 

O governo venezuelano tem mantido uma conduta fiel aos princípios que regem a diplomacia e as relações amistosas com o Brasil, sendo que em nenhuma hipótese, emite, nem emitirá juízos de valor sobre os processos políticos e judiciais que ocorrem naquele país, consequentemente tem a moral para exigir o mais estrito respeito pelo princípio da não ingerência nos assuntos internos e em nossa democracia, uma das mais robustas da região.

Chama a atenção que a chancelaria brasileira não esteja preocupada com as tentativas de magnicídio e desestabilização que foram desmanteladas nas últimas semanas, incluindo a tentativa de ontem, quando um extremista da organização Vente Venezuela foi preso com armas, disposto a atentar contra a vida do presidente Nicolás Maduro Moros, durante a impressionante manifestação que o acompanhou no momento da sua inscrição como candidato. 

O Poder Eleitoral venezuelano convocou para o dia 28 de julho deste ano, a eleição presidencial que corresponde por mandato constitucional. Esta ocorrerá de maneira exitosa, como o resto dos acontecimentos que se completaram nos últimos 25 anos da Revolução Bolivariana, sem intervenção ou tutela de qualquer força estrangeira.

Finalmente, o Governo Bolivariano agradece as expressões de solidariedade do Presidente Lula Da Silva, que condenam direta e inequivocamente o bloqueio criminoso e as sanções que o governo dos Estados Unidos impôs ilegalmente, com o objetivo de produzir dano ao nosso povo.

Caracas, 26 de Março de 2024”.