quarta-feira, 27 de março de 2024

PSTU JÁ PODE APLAUDIR LULA POR ATACAR MADURO: GOVERNO DA FRENTE AMPLA E “OPOSIÇÃO DE ESQUERDA” ATUAM SOB AS ORDENS DO IMPERIALISMO IANQUE! 

O governo Lula acaba de condenar o processo eleitoral da Venezuela, decisão que já pode ser comemorada pelo PSTU que vinha “aconselhando” a gerência da Frente Ampla a romper com o governo Maduro e seguir fielmente as ordens do imperialismo ianque. Em nota o Itamaraty declarou “O governo brasileiro acompanha com expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral naquele país. Com base nas informações disponíveis, observa que a candidata indicada pela Plataforma Unitaria, força política de oposição, e sobre a qual não pairavam decisões judiciais, foi impedida de registrar-se, o que não é compatível com os acordos de Barbados. O impedimento não foi, até o momento, objeto de qualquer explicação oficial” (25/03). Como vemos ao atacar o governo Maduro Lula atendeu aos “reclamos” do PSTU (e também da CST!) mas fundamentalmente estava seguindo de fato as ordens da Casa Branca! Como vemos Lulismo e Morenismo atuam em sintonia com o imperialismo ianque!

Em artigo recente (11/03) o PSTU lamentava que “Em 2023, o presidente Lula recebeu com pompas Maduro. Agora, ajuda a legitimar um simulacro de eleição que todos sabem que só servirá para consagrar a ditadura que está no poder”. Como ontem o governo Lula se alinhou integralmente ao imperialismo ianque e condenou o processo eleitoral venezuelano, agora o PSTU já pode celebrar que sua “frente ampla pró-imperialista” avançou!

Com a “ajudinha” da Casa Branca, o PSTU conseguiu “convencer” Lula, tanto que dias antes explicava pacientemente ao petista que “A realidade é que Lula sabe muito bem que a Venezuela não tem nada a ver com o Brasil. O que Maduro impôs em seu país, na verdade, foi justamente o plano que Bolsonaro arquitetava em sua tentativa de reeleição: o controle do Supremo Tribunal Federal (STF), das Forças Armadas, e de todas as instituições do regime. De tal forma que, o que existe hoje na Venezuela, não é uma democracia dos ricos que vigora por aqui, ou seja, um regime que favorece os bilionários e as multinacionais, com algumas liberdades democráticas, como de expressão ou organização, mas uma ditadura capitalista que persegue, prende e reprime opositores”.

Em resumo, o PSTU deseja que a Venezuela vire uma neocolônia do imperialismo ianque como o Brasil, mantendo obviamente a farsa da democracia dos ricos! Por essa razão defende o “Fora Maduro” e seu partido irmão da LIT, a UST, envergonhadamente apoia as candidaturas da direita ligadas a Biden! 

Os Marxistas Leninistas tem grandes diferanças políticas e programáticas com o regime nacionalista burguês da Venezuela, mas nunca nos uniríamos a Casa Branca contra o governo do PSVU. Ao contrário dessa conduta vemos mais uma vez o Morenismo de mãos dada com Lula e o imperialismo ianque!