quinta-feira, 28 de março de 2024

ANTONY BLINKEN E O GENOCÍDIO PALESTINO: NOVAS REVELAÇÕES DE COMO ATUA O REPRESENTANTE DO IMPERIALISMO SIONISTA QUE LULA APRESENTOU COMO “AMIGO DOS POVOS” 

Antony Blinken defendeu ao máximo as ações de Israel e forneceu cobertura diplomática para todas as suas ações em Gaza. É esse sionista que Lula apresentou como “amigo dos povos” em sua viagem ao Brasil. Embora os manifestantes anti-guerra nos Estados Unidos tenham rotulado o seu presidente como “Joe do Genocídio”, o título pode descrever com mais precisão o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que serviu como braço direito de Israel no ataque ao povo de Gaza. Antony Blinken nasceu em 1962 em uma família rica e distinta, seu pai foi cofundador de um banco de investimento chamado Warburg Pincus e serviu como embaixador dos EUA na Hungria. Mais tarde, Blinken se mudaria com sua mãe para Paris e estudaria na escola privada internacional École Jeannine Manuel, antes de seguir para a universidade, onde se tornaria um advogado qualificado. Entrando na política e tendo desempenhado cargos em governos do Partido Democrata dos EUA desde a administração Clinton, construiu o seu historial como um especialista em política externa bem relacionado, conhecido ao longo dos anos por ser agressivo em relação à intervenção militar e um firme apoiador de Israel.

Depois de servir no Departamento de Estado e em altos cargos no Conselho de Segurança Nacional de 1994 a 2001, ele se tornou membro sênior do Think Tank, com sede em Washington, intitulado 'Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais'. Blinken foi um forte defensor da invasão do Iraque em 2003 e a favor da intervenção militar da OTAN na Líbia. Ocupando vários cargos sob a antiga administração Obama, incluindo Secretário de Estado Adjunto, argumentou que o projeto norte-americano para derrubar o presidente sírio Bashar al-Assad falhou devido à falta de força suficiente.

Antony Blinken também apoiou nomeadamente a catastrófica intervenção liderada pelos sauditas no Iémen, em 2015, que levou a cerca de 400 mil mortes durante a guerra que agora permanece como um conflito congelado. Sob o presidente dos EUA, Joe Biden, ele prometeu trabalhar na prossecução de políticas que historicamente tem sido menos agressivas, como a revitalização do Acordo Nuclear com o Irão de 2015, mas não conseguiu cumprir.

No que diz respeito à Arábia Saudita, Blinken deveria ter reforçado a posição forte de Joe Biden contra Riade, sobre os abusos dos direitos humanos e o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, juntamente com o fim da guerra no Iémen. Em vez disso, o Secretário de Estado recusou-se a levar a sério a questão do Iêmen e persuadiu a liderança saudita. Blinken, tendo colocado as questões do acordo nuclear com o Irã, o conflito Palestina-Israel e a guerra no Iêmen, todas em segundo plano, decidiu, em vez disso, prosseguir um acordo de normalização entre a Arábia Saudita e Israel. Colocando todo o seu entusiasmo neste objetivo singular no Médio Oriente, foi rapidamente confrontado com um cenário de pesadelo no dia 7 de Outubro.

Em vez de prosseguir uma posição política que refletisse equilíbrio, o secretário de Estado da administração Biden fez uma viagem imediata para se encontrar com o primeiro-ministro sraelense, Benjamin Netanyahu, no início da guerra com Gaza, afirmando “Venho perante vós não apenas como Secretário de Estado, mas como judeu”. Deste momento em diante, Antony Blinken defendeu ao máximo as ações de Israel e forneceu cobertura diplomática para todas as suas ações em Gaza, oferecendo ocasionalmente palavras de leve condenação. Ele visitou repetidamente a liderança israelense para os consultar sobre o seu esforço de guerra, ajudando a enviar armas a Israel que contornam a necessidade de aprovação do Congresso em duas ocasiões distintas. Esse é o “amigo dos povos” que Lula tanto saudou em seu encontro no Brasil!