quarta-feira, 27 de março de 2024

ISMAIL HANIYEH DECLAROU EM SUA VISITA A TEHERAN: “A DETERMINAÇÃO DO POVO PALESTINO DERROTARÁ A OCUPAÇÃO ISRAELENSE!” 

O dirigente máximo do Hamas, Ismail Haniyeh, cujo Movimento da Resistência Palestina está envolvido em uma guerra de libertação nacional contra o enclave de Israel desde outubro, está em visita oficial a Teerã, informou a mídia estatal persa. O regime burguês nacionalista dos Aiatolás no Irã tem contribuído material e politicamente com a nova Intifada do povo palestino.

Ismail Haniyeh se reunirá nesta quarta-feira com o Ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian e outras autoridades iranianas, anunciou a agência de notícias governamental IRNA. A visita de Haniyeh, radicado atualmente no Qatar, ocorre um dia depois da adoção pelo Conselho de Segurança da ONU de uma primeira resolução exigindo um cessar-fogo em Gaza.

“A determinação do povo palestiniano deixou a ocupação sionista isolada e os EUA foram incapazes de impor a sua vontade à comunidade internacional”, declarou durante uma conferência de imprensa com o seu homólogo iraniano. Ismail observou que a resolução é um exemplo da medida em que o regime israelense se isolou globalmente como resultado de meses de agressão contra os palestinos.

O governo do Irã elogiou a resolução somente como “Um passo positivo mas insuficiente” e apelou a “Medidas eficazes para permitir a cessação completa e permanente dos ataques israelitas”.

A última visita de Haniyeh a Teheran foi no início de novembro do ano passado, quando se encontrou com o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Ali elogiou a operação do Hamas em 7 de Outubro como um “grande sucesso”, e colocou o regime dos aiatolás em total envolvimento direto com a Resistência Palestina. Ali apelou a todos os Estados islâmicos e organizações internacionais anti-imperialistas para que agissem para oferecer apoio político e operacional (armamento) ao povo palestino.