sábado, 9 de março de 2024

LANÇAMENTOS AÉREOS DE COMIDA EM GAZA PELOS EUA: BIDEN FAZ DEMAGOGIA ELEITORAL ENQUANTO PATROCINA GENOCÍDIO PALESTINO PELO ENCLAVE TERRORISTA DE ISRAEL 

A Força Aérea dos EUA, em colaboração com a Força Aérea da Jordânia, começou a distribuir pretensa ajuda alimentar em Gaza por via aérea neste começo de março. Biden anunciou que tinha largado cerca de 38.000 refeições na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Em paralelo, Israel impôs um “cerco total” a Gaza, bombardeando-a por terra, mar e ar e cortando energia, alimentos e água. A situação é particularmente dramática no norte de Gaza. Além disso, em 29 de fevereiro, as forças israelenses abriram fogo e bombardearam multidões que aguardavam comboios de ajuda humanitária na rotunda de Al-Nabulsi, na Cidade de Gaza, matando e ferindo quase 1.000 palestinos. O Egito, a França, a Jordânia e os Emirados Árabes Unidos participaram dos demagógicos lançamentos aéreos de pretensa “ajuda” para Gaza nos últimos dias, mas os especialistas e o próprio povo palestino dizem que são ineficientes, caros e perigosos, não passam de demagogia eleitoral de Biden de olho na disputa com Trump, enquanto de fato da Casa Branca patrocina do enclave terrorista de Israel.

Além disso, parte das refeições caiu no mar ou no chamado envelope de Gaza, outros pacotes pesados acabaram matando palestinos. Residentes de Gaza denunciaram a medida e afirmaram que com a única solução possível é acabar com a guerra e abrir todas as passagens, o que os EUA e Israel não permitem. Mohammed Al-Hams é residente da cidade de Rafah. Ele disse que a sua população “multiplicou-se mais de cinco vezes, devido ao afluxo de pessoas deslocadas que fogem do bombardeio israelense”. “Fomos surpreendidos na manhã de sábado pelo lançamento aéreo de ajuda na cidade de Rafah. Os Estados Unidos jogaram 38 mil refeições, enquanto o número de deslocados na cidade de Rafah ultrapassa um milhão e meio. Isto significa que o que foi descartado não foi suficiente nem para 5 por cento das pessoas deslocadas”, disse ele. “Esperávamos que a ajuda alimentar em massa fosse lançada na cidade de Gaza e nas províncias do norte da Faixa de Gaza, mas fomos surpreendidos pelo lançamento de um lote muito pequeno na cidade de Rafah”, disse-nos ele. “Os residentes do norte da Faixa de Gaza são os que mais precisam. Enquanto a fome se espalha por todas as áreas da Faixa de Gaza, os residentes de Gaza e do norte são os mais necessitados neste momento”, acrescentou al-Salehi. Shadi Dasht disse que “a suposta ajuda norte-americana não pode fazer o povo de Gaza esquecer que os Estados Unidos são o maior parceiro e apoiante de Israel na sua guerra na Faixa de Gaza”. “O povo de Gaza quer que os EUA parem a sua ajuda militar às forças de ocupação, o que é muito mais importante do que abandonar algumas ajudas alimentares”, disse ele.

Os “lobos em pele de cordeiro” da esquerda reformista mundial como Lula e o PT que aplaudem a ação demagógica de Biden e sistematicamente clamam por um “cessar-fogo” são a expressão camuflada dos interesses do imperialismo ianque e do sionismo de negar ao povo palestino uma saída justa na sua luta de libertação nacional levada a cabo pela heroica Resistência armada Árabe que possa derrotar os planos da ocupação genocida de Israel sobre o território histórico palestino.