terça-feira, 26 de março de 2024

FORA MACRON DO BRASIL! LULA ESTENDE “TAPETE VERMELHO” PARA O INIMIGO DOS TRABALHADORES FRANCESES E ALIADO DA OTAN CONTRA A RÚSSIA! 

Lula recebe nesta terça-feira (26/03), o direitista presidente da França, Emmanuel Macron, o mesmo que foi repudiado pelos trabalhadores franceses em uma longa greve geral ao impor a famigerada reforma neoliberal da previdência e que, junto com Biden e a OTAN, atuam em apoio ao neofascista Zelensky contra a Rússia! O representante do imperialismo francês manterá agenda em quatro cidades brasileiras até o dia 28 de março. Lula e Macron terão uma série de agendas ambientais, políticas e estratégicas nesta semana em torno da pauta ditada pela Governança Global do Capita Financeiro! Sua presença no Brasil deve ser repudiada pela vanguarda anti-imperialista!

A viagem intensifica a “cooperação” entre Brasil e França e estreita os acordos comerciais entre os países, com o vassalo Lula estendendo o “tapete vermelho” para o abutre francês que manterá agenda em Belém/PA, na terça-feira, 26 de março, depois Itaguaí/RJ (na manhã do dia 27), São Paulo/SP (tarde do dia 27) e Brasília/DF (no dia 28). Com exceção de São Paulo, Lula acompanhará a visita em todas as cidades.

Como parte da pauta identitária, a política oficial do imperialismo para amortecer a luta de classes mundial e dividir os explorados, ambos vão visitar comunidades locais e encontram líderes indígenas ligados as ONG´s que rapinam a riqueza nacional sob o véu da “defesa da natureza e dos direitos humanos”. Não por acaso ambos vão discutir o bioma amazônico. Não é demais lembrar que a França mantém até hoje uma colônia na América do Sul, a Guiana, que possui cerca de 1,4% da floresta em seu território, tanto que Macron defende uma força militar internacional ligada a OTAN para controlar a região e cercar a Venezuela.

Como não poderia deixar de ser a agenda é centrada na tal “preservação ambiental e na agenda climática, no desenvolvimento econômico local, na promoção do comércio e da integração das áreas fronteiriças e nas comunidades indígenas”, ou seja, na pauta do Fórum de Davos para quebrar qualquer traço de soberania nacional.

Na manhã da quarta-feira (27), Lula e Macron vão de helicóptero até Itaguaí (RJ), onde participarão do lançamento ao mar do terceiro submarino do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), parte da “cooperação” dos dois países na área de defesa, tema da Parceria Estratégica entre os dois países, firmada em 2008, durante o segundo mandato do presidente Lula. Obviamente que o Brasil estabeleceu essa “parceria” a “peso de ouro” sem incorporar nenhuma tecnologia de ponta na marinha naval brasileira. Estimado em R$ 40 bilhões em valores atuais, o Prosub prevê a construção de quatro submarinos convencionais (dois dos quais estão prontos) e um submarino convencional movido a propulsão nuclear, batizado de “Álvaro Alberto”. O acordo assinado em 2008 com a França previa “apoio francês, no longo prazo, para a concepção e construção da parte não-nuclear do submarino”. Na prática, até agora, foi um auxílio para o design do casco do submarino de propulsão nuclear mas não a tecnologia para acomodar o reator (que o Brasil tenta fabricar) dentro do casco e fazer com que ele conecte e forneça energia até a propulsão.

Macron seguirá para São Paulo, onde participa da abertura do Fórum Econômico Brasil-França. O golpista Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, estará presente no evento para subordinar ainda mais a frágil indústria nacional aos planos das grandes corporações francesas. No dia 28 de março, Lula vai recepcionar Macron em Brasília.

A exquerda que apoia o governo da Frente Ampla não convocou nenhuma manifestação contra o canalha imperialista porque é parceira do direitista francês em sua pauta política com Lula. É necessário repudiar a presença de Macron do Brasil, inimigo dos trabalhadores franceses e brasileiros!