domingo, 24 de março de 2024

ATOS DO “SEM ANISTIA PARA BOLSONARO”: VAZIOS E SEM NENHUMA CONEXÃO COM O SENTIMENTO POPULAR DE OPOSIÇÃO AO GOVERNO BURGUÊS DA FRENTE AMPLA 

Os esvaziados atos deste sábado (23/03) foram convocados pela CUT e entidades ligadas ao governo da Frente Ampla como uma “resposta” à manifestação pró-Bolsonaro do dia 25 de fevereiro, que lotou a Avenida Paulista em São Paulo. Com o eixo “Sem anistia para Bolsonaro” as manifestações tiveram um pequeno afluxo de público, poucos ativistas ligados ao PT e PSOL se fizeram presentes. A razão para o fracasso é evidente: esses atos não tiveram nenhuma conexão com o sentimento popular de oposição ao governo burguês de Lula&Alckmin.

Seus eixos não eram um ponto de apoio para as lutas em curso, como a greve dos servidores das universidades federais, pelo contrário, foram atividades de apoio a gerência burguesa da Frente Ampla, sempre usando o espantalho do “combate ao Bolsonarismo” como elemento distracionista diante da miséria social que assola o país, produto da política de ajuste fiscal neoliberal do governo Lula, medidas que tem gerando amplo sentimento de frustração popular, como o falso aumento do salário mínimo ou o embuste do PL dos aplicativos e, finalmente, o “reajuste zero” para o funcionalismo federal!

A perda acelerada da base social do governo Lula, eleito mediante uma fraude eleitoral, aponta que o próximo período será de instabilidade política, com o avanço do Bolsonarismo nas entranhas mais pobres da sociedade capitalista e com o Planalto cada vez mais se apoiando nas instituições do regime político burguês, como o STF e o Congresso Nacional, sendo completamente refém dos partidos burgueses e seus representantes.

Como a esquerda reformista, do PT ao PSTU, passando pelo PCdoB, PSOL e PCB, encontra-se de uma forma ou de outra completamente integrada a Frente Popular quem acaba capitalizando o desgaste do governo é a extrema-esquerda, daí os atos esvaziados deste 23 de março.

A tarefa da esquerda revolucionária é organizar desde a base a oposição operária e popular ao governo Lula, denunciando a burocracia sindical pelega (CUT e afins) e apontando a construção de uma alternativa política classista para a vanguarda de luta, tanto ao Lulopetismo como ao Bolsonarismo! Foi esse o chamado que a LBI fez em sua declaração política lançada nas atividades deste sábado!