quinta-feira, 16 de novembro de 2023

BIPOLARIDADE IMPERIALISTA: UM BOM NEGÓCIO PARA A GOVERNANÇA GLOBAL DO CAPITAL FINANCEIRO

Os chefes rentistas da Governança Global do Capital Financeiro viram como um grande avanço a reunião de cúpula entre os seus gerentes, Biden e Xi Jinping, que terminou ontem nos EUA com a celebração de acordos reforçando a cooperação no domínio da inteligência artificial, no esforço conjunto renovado para combater as drogas, incluindo o fentanil, e por fim o mais importante, a retomada da atividade de cooperação militar na área das comunicações entre os dois países. Consideradas pela Governança Global como “Três grandes conquistas” na relação entre as duas maiores potências capitalistas do planeta. O aperto de mãos do dirigente maior do chamado “Partido Comunista Chinês” com o asqueroso genocida Biden, parece que não incomodou e tampouco sujou as mãos de Jinping, provavelmente porque também já estava suja do sangue de milhares de crianças palestinas, em função da inoperância do gigante asiático diante dos crimes hediondos do sionista Netanyahu. Foi um verdadeiro “balde de água fria” nos apologistas do “Novo Mundo Multipolar”, incluindo o próprio governo russo neste demagógico campo “ideológico”. Foram para o esgoto da história também os bajuladores corrompidos da “multipolaridade”, como Pepe Escobar e afins, que afirmavam cretinamente que a China estava “100% ao lado da Resistência Palestina”…. Xi Jinping não deixou nenhuma margem de dúvidas sobre sua parceria estratégica com o imperialismo ianque asseverando: “Planeta é grande o suficiente para os EUA e a China”…

Na reunião anterior entre Biden e Xi, em Bali, concordaram em estabelecer um “piso” para a deterioração da relação sino-norte-americana. Menos de três meses após a cúpula de Bali, ocorreu o abate dos supostos balões espiões aéreos chineses pelos EUA em fevereiro, que foi seguido, poucas semanas depois, pelo anúncio de sanções adicionais à tecnologia chinesa.

Xi e o regime capitalista na China estão plenamente conscientes deste “impulso ianque de guerra”. Tanto é assim que logo após a reunião em São Francisco, o senil açougueiro Biden voltou a chamar o “parceiro” chinês de “ditador”.

No entanto, Pequim apresenta desesperadamente uma imagem absurdamente brilhante da reunião Biden-Xi. O “China Daily”, a principal plataforma oficial de comunicação social do Partido Comunista, insistiu que havia “sinais otimistas” de que a relação China-EUA estava sendo “estabilizada depois de atingir um nível crítico. Promoveu os três princípios de Xi para as relações China-EUA: coexistência pacífica, respeito mútuo e cooperação comercial ganha-ganha”….

Sob a crescente crise capitalista mundial, a economia da China está sendo atingida por uma crise imobiliária, pela queda das exportações, pelo elevado desemprego e pela gradual retirada do investimento financeiro por parte da Governança Global. No trimestre Julho-Setembro, a China registou investimento direto estrangeiro negativo, menos 11,8 bilhões de dólares, pela primeira vez desde 1998.

A viagem de Xi aos EUA incluiu um jantar com grandes líderes rentistas norte-americanos e globais, que supostamente pagaram até 40 mil dólares por uma mesa para oito pessoas no convescote de alto luxo. Xi compromete-se a garantir condições muito lucrativas para novos “investimentos”, apelando-lhes para que parem de sair da China. Pensamos que não precisa ser muito “inteligente” para deduzir que o tal “conto chinês” de um “Novo Mundo Multipolar”, não passa de mais um engodo reformista para iludir os ingênuos e bloquear a ação direta do proletariado internacional.