quinta-feira, 30 de novembro de 2023

RESISTÊNCIA ÁRABE AVANÇA: NAVIOS MERCANTES ISRAELENSES NÃO PODEM MAIS CRUZAR O MAR VERMELHO!

A companhia marítima israelense Zim decidiu alterar o rumo dos seus navios porta-contentores em torno de África para evitar a travessia do Mar Vermelho. Após três ataques iemenitas contra navios ligados a Israel, o comércio mundial está afetado. Um navio porta-conteineres operado pela companhia marítima israelense Zim mudou de rumo e está fazendo uma longa rota ao redor de África, em vez de transitar pelo Canal de Suez e passar pelo Estreito de Bab El Mandeb, na costa do Iêmen. Na sexta-feira, um navio porta-contentores Zim, a caminho de Boston para Port Klang (Malásia), atravessou o Estreito de Gibraltar e entrou no Mediterrâneo. Continuou para leste até ficar entre Oran (Argélia) e Cartagena (Espanha), e depois deu meia-volta na tarde de sábado, 25 de novembro. O porta-conteineres, com capacidade para 5.618 unidades, regressou ao Atlântico e ao longo da costa oeste de África. Na segunda-feira, 27 de novembro, havia passado por Casablanca, no Marrocos, e seguia para o sul a 16 nós. A viagem do Estreito de Gibraltar até Port Klang através do Cabo da Boa Esperança é 56% mais longa do que através do Canal de Suez. A empresa anunciou na segunda-feira que, devido à ameaça aos navios ligados a Israel no Mar Vermelho, está tomando medidas temporárias para garantir a segurança das suas tripulações, navios e bens dos seus clientes, desviando alguns dos seus navios. Na terça-feira, a captura do navio israelense Galaxy colocou o transporte marítimo global em suspense. Um grupo de assalto anfíbio Houthi chegou ao convés vindo de um helicóptero e levantou bandeiras palestinas e iemenitas. Os Houthis anunciaram que continuariam as suas operações contra interesses e navios ligados ao regime sionista até que o regime ponha fim aos seus crimes contra os palestinos!

Nesse sentido o Movimento Ansarullah do Iêmen anunciou o seguinte sobre suas ações no Mar Vermelho: retomará as operações militares contra Israel caso este decida retomar a sua agressão a Gaza, não hesitará em expandir as operações militares contra a ocupação sionista para incluir alvos que podem não ser esperados em terra ou no mar, continuará a impedir a entrada de navios israelenses no Mar Vermelho e tomará medidas adicionais para garantir a plena implementação desta decisão. Por sua vez, declarou que as operações militares cessarão assim que a agressão israelense contra o povo palestino na Faixa de Gaza terminar.

Diante dessas decisões do Movimento Ansarullah para atuar no estrangulamento comercial e econômico do Israel, o Blog da LBI, a Voz da Resistência Palestina no Brasil, saúda esta tomada de posição corajosa dos rebeldes iemenitas na direção de derrotar o enclave terrorista como parte da luta pela vitória da causa palestina! Trata-se de uma demostração concreta de como pode-se ganhar a guerra contra Israel!