segunda-feira, 27 de novembro de 2023

PETROLEIRO DE ISRAEL TOMADO PELO MOVIMENTO ANSARULLAH DO YEMEN: NOVA AÇÃO VITORIOSA EM APOIO A RESISTÊNCIA PALESTINA!

Um petroleiro ligado a uma empresa afiliada a Israel, o navio Central Park foi abordado na costa do Iêmen e tomado pelo movimento Ansarullah. A Marinha dos EUA ordenou que o navio-tanque ignorasse as mensagens do Ansarullah, mas os iemenitas forçaram o navio a seguir rumo ao Iêmen. Os representantes da empresa teriam dito que a embarcação — o Central Park — foi apreendida no golfo de Aden. Acrescentaram que o petroleiro pertence à Zodiac Maritime, uma empresa internacional de gestão de navios que tem ligações com Israel. A Marinha dos EUA está atualmente "envolvida na situação e pediu aos navios que se mantivessem afastados da área", acrescentou a empresa. A parte do golfo de Áden onde o navio foi tomado está sob o controle do Ansarullah!

O movimento houthi (oficialmente chamado de Ansar Allah) começou no início da década de 1990 em oposição ao então presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, que esteve no cargo por mais de três décadas. O Ansar Allah se transformou gradualmente em um grupo anti-EUA e anti-Israel, que procura tomar o controle total sobre o país.

Hoje, as suas forças controlam parte da costa do mar Vermelho. Os houthis alertaram sobre sua intenção de atacar navios ligados a Israel e apelaram a outros países que retirassem as suas tripulações e evitassem abordá-los no mar em solidariedade a resistência palestina!