quinta-feira, 16 de novembro de 2023

ERDOGAN E SEU “JOGO DUPLO” NA GUERRA: APOIA A PALESTINA EM PALAVRAS E ISRAEL EM AÇÕES… 

O turco otanista, Recep Erdogan, é um mestre do “jogo duplo”, como convém a um servil gerente neoliberal de um Estado burguês imperializado. A sua posição na atual guerra na Faixa de Gaza pode ser resumida com uma frase: “Apoiamos a Palestina em palavras e Israel em ações”.  Erdogan derrama “lágrimas de crocodilo” pelas vítimas dos massacres cometidos pelos criminosos sionistas em Gaza. Promete iniciar um processo judicial pelos crimes contra a humanidade cometidos pelo exército terrorista em Gaza, ao mesmo tempo que fornece apoio logístico ao governo Netanyahu. 

Nos últimos anos, a Turquia tornou-se um dos principais exportadores para o enclave de Israel, dando uma contribuição significativa para a sua economia capitalista. Quase 260 navios de carga deixaram portos turcos com destino a Israel desde o início da guerra de livre nacional da Palestina.

A Turquia e Israel têm uma relação comercial de longa data, que tem sido benéfica para ambos os governos.A Turquia diversificou suas exportações para atender às necessidades de diversas indústrias em Israel. As exportações aumentaram nos últimos 26 anos a uma taxa anual de 12,6 por cento, passando de 288 milhões de dólares em 1995 para 6,31 bilhões de dólares em 2021.

Existe também os intercâmbios tecnológicos e militares entre Ancara e Tel Aviv, apesar da Turquia ser totalmente dependente do arsenal bélico pesado da OTAN, onde possui uma de suas maiores bases na Região. Em discurso recente, o antigo Primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu criticou duramente o reacionário Erdogan, a quem acusou de hipocrisia para com a população palestina de Gaza.