quarta-feira, 2 de setembro de 2020

MADURO INDULTA GOLPISTAS: ESSE É O CAMINHO PARA FORTALECER A CONTRARREVOLUÇÃO APOIADA PELO IMPERIALISMO IANQUE... NENHUM APOIO A POLÍTICA DE CONCILIAÇÃO COM A OPOSIÇÃO BURGUESA!

Mais de 100 líderes da oposição golpista na Venezuela tiveram indulto concedido pelo presidente Nicolás Maduro. Entre eles deputados e colaboradores do facínora Juan Guaidó. Segundo ele, a medida foi necessária para “aumentar a participação da oposição nas próximas eleições legislativas” de dezembro. Trata-se de uma política suicida do chavismo, que tenta a todo custo um acordo com o imperialismo e a direita. Essa capitulação vergonhosa ocorre no marco de negociações com Henrique Capriles para que parte da oposição burguesa participe das eleições. Não resta dúvida que é mais uma medida de Maduro que desmoraliza a luta dos trabalhadores venezuelanos contra os golpistas e a burguesia pró-imperialista.

Pelo menos dois dos principais nomes da oposição de direita estão negociando com Maduro para participar das próximas eleições legislativas sob a mediação da Turquia, de acordo com um anúncio feito pelo ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu. Segundo o chanceler, Henrique Capriles, ex-governador do estado de Miranda e duas vezes candidato à presidência da Venezuela, e o parlamentar Stalin González têm liderado as negociações. "A estabilidade e a paz da Venezuela são importantes para nós. Estamos felizes em ver que a oposição e o governo se aproximam do acordo", disse Cavusoglu, nesta terça-feira (1º). "A presença de observadores externos é uma das condições, e essas condições foram aceitas por Maduro

Maduro declarou que a medida é “para avançar no diálogo, para avançar na criação de condições que permitam a mais ampla participação eleitoral, para avançar na criação de confiança. Eu sei o que estou fazendo” ao comentar o acordo que libertou conspiradores como Roberto Marrero e dois parlamentares, Gilber Caro e Renzo Prieto. “Não sou um fraco, não sou um covarde, não sou um traidor. Assumo minhas responsabilidades!”. A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, se mostrou satisfeita com os indultos e viu “um passo significativo nos esforços da abertura do espaço democrático” em um claro aviso que a ONU e a OEA exigem mais concessões de Maduro.

O justo combate que os Marxistas Leninistas travam na Venezuela, é por uma ação independente das massas em relação à política de colaboração de classes do chavismo, convocando para a luta direta contra a chamada “boliburguesia”, um entrave capitalista para a extensão das conquistas operárias. Somente a construção de um verdadeiro poder revolucionário, será capaz de conduzir à vitória da Venezuela

Está absolutamente cristalino que já existem sinais de corrosão na cúpula do regime chavista, que até o momento segue a linha de conciliação de classes se opondo a uma expropriação total dos bandos capitalista que conspiram abertamente contra o governo Maduro. Neste quadro de profunda polarização social, confiar todas as forças do regime nacionalista exclusivamente na cúpula militar é um grave erro histórico, e que poderá custar a “cabeça” de Maduro e a derrota de todo o campo popular. A única alternativa política segura para aplastar a reação interna e os abutres como Trump, Bolsonaro e Duque, é o armamento pleno das brigadas populares e a expropriação completa do capital, rumo a um governo genuinamente operário e camponês!