domingo, 6 de setembro de 2020

PT E PCDOB FAZEM ALIANÇAS COM PARTIDOS DA DIREITA NAS ATUAIS DISPUTAS MUNICIPAIS: QUAL A NOVIDADE? LULA E DILMA SEMPRE GOVERNARAM EM PARCERIA COM AS LEGENDAS DA BURGUESIA!

Tem ganhado destaque nas redes sociais várias postagens “escandalizadas” com as alianças do PT e PCdoB com partidos da base do governo Bolsonaro para as eleições municipais. Enquanto o PT anunciou a aliança em Belford Roxo (RJ) com o prefeito Wagner Carneiro (MDB) apoiador declarado de Bolsonaro, o PCdoB estabeleceu aliança com PSL, PP e outros partidos da extrema direita como Patriotas e PTC em cidades como Cubatão e vários outros municípios. Como parte do teatro de protesto, dirigentes petistas (Olívio Dutra, José Dirceu, José Genoino, Tarso Genro, Ricardo Berzoini e Rui Falcão) chegaram a enviar carta a Gleisi Hoffmann alertando que “Nenhuma aliança pode ser estabelecida com o neofascismo, com os partidos e candidatos que o representam em qualquer espaço do território nacional”, em que supostamente repelem apoio da legenda ao prefeito bolsonarista. Eles afirmam ainda que “o PT deve ser exemplo de coerência e firmeza, por todo o país, refutando qualquer concessão na batalha que trava nosso povo contra o autoritarismo”. Trata-se de uma verdadeira piada para enganar tolos, a maioria dos que subscrevem o “protesto” foram operadores diretos nos governos Lula e Dilma das alianças com os partidos burgueses (MDB e Cia...), inclusive com legendas de extrema-direita, como o PR (atual Republicanos) controlado pela Igreja Universal de Crivella.

Registre-se que a Executiva Nacional do PT confirmou em 17 de agosto o apoio a campanha de reeleição do prefeito de Belford Roxo, aliado de Bolsonaro. Por sua vez, o PCdoB lançou nota reafirmando que “defende a mais ampla unidade em defesa da vida, da saúde, da democracia e dos empregos. Por vezes, essas palavras de ordem extrapolam as legendas da esquerda”. A Frente Popular não consegue abstrair qualquer lição do golpe institucional que ela mesma sofreu, Lula tem grande saudade de sua antiga “base aliada” (o “Centrão” de hoje), os partidos burgueses de direita que sustentaram as gestões petistas até o impeachment de Dilma. Tanto que em 2016, o PT estabeleceu alianças eleitorais com todos os partidos, inclusive os que apoiaram o impeachment, só não votando especificamente os candidatos que publicamente votaram pelo afastamento de Dilma. Em resumo, apoiaram candidatos do PMDB, PSD, PR... 

Para os Marxistas Revolucionários da LBI não há nenhuma surpresa nas atuais posições do PT e PCdoB. A Frente Popular levou essa política durante a própria votação do impeachment, negociando acordos podres com essas legendas burguesas de “aluguel” que se mostraram um fiasco, enquanto sabotou a resistência da ação direta nas ruas.

Na verdade foram os governos da Frente Popular quem abriram as portas para “auxiliar” a sobrevivência política da velha e corrompida direita, como Sarney, Collor e Maluf etc... Os Revolucionários se orientam pela luta das classes sociais, alertamos que “direita e esquerda” são a representação política da mesma classe dominante. Hoje como ontem, o proletariado e sua vanguarda não pode ser chantageado politicamente pelos “neoliberais de esquerda” para se postar contra os “neoliberais de direita”, é necessário ir além da dicotomia eleitoral burguesa construindo uma alternativa classista para a próxima etapa histórica da luta de classes.