quarta-feira, 31 de julho de 2013

Leia o Editorial do Jornal Luta Operária nº 262, 2ª Quinzena de Julho/2013

Sítio da LBI atinge a marca de meio milhão de acessos, um êxito da “tribuna eletrônica” do marxismo-leninismo!

O sítio da LBI na internet acaba de atingir meio milhão de acessos, o que parece pouco a primeira vista frente às milhares de visitas diárias às grandes páginas que campeiam a “rede”, em geral reproduzindo acriticamente o que dita a mídia “murdochiana”. Entretanto, para nós que construímos com grande esforço esta valiosa ferramenta de luta política-ideológica há muito a comemorar ao alcançarmos esta “modesta” marca em plena etapa de profunda contrarrevolução mundial. Não temos a menor sombra de dúvida que o nosso sítio é hoje uma importante referência no interior da esquerda revolucionária e da militância que se reivindica comunista, se constituindo em uma verdadeira “tribuna eletrônica”, viva e ativa do marxismo-leninismo tão bombardeado como “anacrônico” e “ultrapassado” pela burguesia, a “modernosa” intelectualidade pequeno-burguesa e até por setores da esquerda que se vergaram à democracia burguesa. Sem fazer qualquer fetiche ao poder da “comunicação virtual”, encaramos a tarefa de manter um sítio atualizado na internet como parte do labor militante em defesa da imprensa operária e revolucionária independente dos patrões e dos governos burgueses, já que ao lado do blog da LBI, o sítio da LBI se consolidou como um espaço para divulgar nossas posições programáticas, reforçando o papel de nossas publicações impressas, o Jornal Luta Operária e a Revista Marxismo Revolucionário.

Criado em novembro de 1999 e reformulado “graficamente” em 2008 para dinamizar o acesso e facilitar a navegação, o sítio da LBI é uma trincheira em defesa do marxismo-leninismo com artigos e polêmicas de profundo conteúdo programático, responsável por fazer um contraponto de classe à “rede” noticiosa de alienação midiática, assim como a seus “papagaios” no interior da esquerda revisionista, convertidos ideologicamente ao campo da democracia burguesa e que se “guiam” cegamente pelo que dita a grande imprensa burguesa. Alcançar a marca de meio milhão de acessos reflete um processo de crescimento de nossa modesta influência política, já que nossos artigos não se tratam de simples resenhas ou clippings como fazem várias correntes e partidos de esquerda, “experts” em selecionar notícias da mídia burguesa e reproduzi-las em seu sítios. Além disso, essa contagem foi registrada por um contador independente (WEBSTATS) inserido em nosso site, sem qualquer tipo de ingerência da LBI. Nosso desafio é oferecer na “rede” um instrumento para auxiliar o combate da vanguarda classista que diariamente é bombardeada ideologicamente pela mídia imperialista e pelos sites da esquerda reformista, refém das pressões da opinião pública pequeno-burguesa. A capacidade de “administrar” um site com a dinâmica política que imprimimos neste momento histórico da luta de classes é o resultado direto do amadurecimento da LBI e da evolução programática de seus quadros partidários refletida no nível de elaboração marxista revolucionária que, longe de capitular a uma etapa de reação mundial, mantém firme a estratégia da revolução proletária e da ditadura do proletariado.

Enquanto diversas “correntes políticas” deixam de lado os seus sítios políticos, elegendo muitas vezes o uso do Facebook para ocupar as desatualizações de suas páginas oficiais, a LBI faz questão de reafirmar a manutenção de nosso sítio, porque sua vida ativa representa uma ruptura com os padrões das “redes sociais”, onde reina superficialidade e a banalidade, além de serem monitoradas e controladas pela CIA, a fim de criar um gigantesco banco de dados referentes ao conhecimento humano, ao qual somente o imperialismo tem acesso total e controle. O mais importante, porém, é que em pleno século XXI o sítio mantém-se fiel aos postulados de Marx, Engels, Lênin e Trotsky, apontando a destruição violenta e revolucionária do Estado capitalista pela via da insurreição proletária como mais vigente do que nunca. Exatamente por não nutrirem ilusões na imprensa burguesa, estes dirigentes revolucionários sempre investiram na construção de instrumentos próprios das forças contrárias à lógica do capital. Não temos dúvida de que Lênin nos deixaria lições preciosas sobre a atuação da imprensa revolucionária nos tempos da internet, se somando aos que consideram fundamental ter uma “tribuna eletrônica” em defesa da teoria revolucionária. Aqui vale destacar o que ele já falava do papel do jornal impresso no século passado. Lênin, que viveu numa fase de efervescência revolucionária, dedicou boa parte de suas energias para construção de meios de comunicação comunistas, centrando à época no jornal partidário suas principais atenções: “O jornal não é apenas um propagandista coletivo e um agitador coletivo. Ele é, também, um organizador coletivo. Neste último sentido, ele pode ser comparado com os andaimes que são levantados ao redor de um edifício em construção, que assinala os contornos, facilitam as relações entre os diferentes pedreiros, ajudam-lhes a distribuírem tarefas e a observar os resultados gerais alcançados pelo trabalho organizado”. Nosso sítio segue, no campo virtual e ao lado de nossas publicações impressas e do blog da LBI, exatamente as lições deixadas por Lênin, intervindo ativamente na luta de classes e coletivizando as ácidas lições dos combates, de forma regular tanto no terreno impresso como no campo da mídia eletrônica, edificando os “andaimes” que o velho bolchevique nos ensinou.

A imprensa operária que não se rendeu aos “modismos” ideológicos da mídia capitalista, a exemplo do Facebook, tem um enorme papel na formação e informação de uma nova geração de militantes revolucionários que “teimam” em não acreditar nas verdades absolutas do deus mercado. Por isso, o fortalecimento da imprensa operária e suas posições políticas principistas, a ação consciente das massas dirigida por um partido revolucionário, são os elementos-chaves para a liquidação do Estado burguês e a exploração capitalista, de cujas cinzas erguer-se-á a sociedade socialista. Balizados por estas perspectivas, fica o convite para que os companheiros leitores e simpatizantes visitem o sítio da LBI ainda com mais frequência, contribuindo para que ele tenha uma longa vida militante pela frente! Atuando também como um “organizador coletivo” em pleno Século XXI, reafirmamos nosso compromisso que o sítio reflita não só as principais polêmicas que permeiam o movimento de massas e sua vanguarda política, mas que expresse o lento trabalho de nossa corrente de agrupar os melhores quadros e militantes na tarefa de reconstruir a IV Internacional!

Aproveitamos a oportunidade para agradecer os leitores do sítio da LBI por ter possibilitado atingir a marca de meio milhão de acessos. Os que formamos sua equipe editorial orgulhamo-nos de através deste instrumento militante ser o fio de continuidade do genuíno marxismo-leninismo, apesar de nossas modestas forças, quando praticamente todas as organizações políticas vêm sucumbindo pusilanimemente às pressões da opinião pública mundial pequeno-burguesa, produto da mais nefasta ofensiva contrarrevolucionária do imperialismo, seja no âmbito militar, cultural, ideológico, ou dos costumes etc. Estamos conscientes de nossas dificuldades programáticas, limitações organizativas e das tremendas forças centrífugas que atuam para a liquidação física e política de uma organização revolucionária que não tem medo de enfrentar a contramão do oportunismo, a frente popular e o ódio de classe de nossos inimigos capitalistas. Por esta razão afirmamos: vida longa ao sítio da LBI, um bastião na luta pela construção de um genuíno partido operário revolucionário e internacionalista, uma “tribuna eletrônica” do marxismo-leninismo

LIGA BOLCHEVIQUE INTERNACIONALISTA