quinta-feira, 2 de agosto de 2018

COMO PROGNOSTICOU A LBI EM 2014: ALCKMIN FOI “UNGIDO” PELA BURGUESIA PARA COMANDAR A NOVA ETAPA DE RECRUDESCIMENTO DO REGIME E LIQUIDAÇÃO DAS PARCAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS


Com a aproximação do circo eleitoral da democracia dos ricos, sendo escolhidos os candidatos a Presidente da República e com a manutenção da prisão arbitrária de Lula, ficou evidente que a burguesia “ungiu” seu candidato preferencial para assumir o Planalto a partir de 2019: o tucano Alckmin. O BLOG da LBI há mais de 4 anos, como fica claro no artigo que reproduzimos abaixo, já prognosticava esse desenlace político, caracterizando naquele momento o início do esgotamento do “ciclo de poder” da Frente Popular e a necessidade do grande capital ter na próxima etapa na gerência de seus negócios a nível do governo central um homem com experiência na gestão capitalista e histórico de enfrentamento com o movimento de massas. Alckmin é exatamente essa “simbiose” na medida que comandou um regime semifascista em São Paulo e irá embaçar na Presidência da República o recrudescimento do regime político na nova etapa que se abre, marcada pela perseguição a esquerda, a criminalização do movimento operário e eliminação das parcas liberdades democráticas em nosso país. Para os “ingênuos” no campo da “esquerda” que teimam em apresentar Bolsonaro como o único representante do fascismo no atual espectro da disputa presidencial, alertamos que o tucano da Opus Dei é de fato o nome escolhido pelo imperialismo para desatar a ofensiva reacionária contra o movimento de massas, um homem da inteira confiança do staff burguês e totalmente sob o controle da Famiglia Marinho (Rede Globo) que tem em suas mãos todos os escândalos envolvendo o governador tucano em São Paulo. O mais grave é que em um possível (apesar de improvável) segundo turno entre Alckmin e Bolsonaro, setores da “esquerda” já indicam que vão “liberar” seus eleitores para em nome de derrotar o “perigo fascista” representado por Bolsonaro votarem em Alckmin, quando na verdade o homem que solidamente expressa as tendências nazis em nosso país e tem a confiança da Casa Branca é justamente o tucano fascistoide. Reafirmamos que o combate aos bandos fascistas e seus agentes políticos (Alckmin e Bolsonaro) se faz através da luta direta e revolucionária do proletariado e não alimentando ilusões na disputa do circo eleitoral fraudado da democracia dos ricos.

SÃO PAULO SOB A ÉGIDE DE UM REGIME SEMIFASCISTA: PRENÚNCIO DO QUE A BURGUESIA PROJETA COM ALCKMIN NO PLANALTO EM 2018!
(BLOG DA LBI, ARTIGO HISTÓRICO, 30 DE JUNHO DE 2014)

Tortura, prisão ilegal, perseguição política... Todos os ingredientes de um regime semifascista estão plenamente vigentes em São Paulo, estado governado pelo tucano Geraldo Alckmin, membro da arqui-reacionária Opus Dei e um dos principais políticos burgueses que vem ganhando espaço como modelo de “mão dura” contra o movimento de massas. A prisão absolutamente arbitrária do ativista e servidor da USP, Fábio Hideki Harano, no último dia 23 durante manifestação contra a Copa precedida da tortura pela PM do estudante Murilo Magalhães, militante do PSTU no ato em solidariedade a greve dos Metroviários, demonstra que estamos vivendo um claro processo de recrudescimento do regime político em São Paulo que atenta diretamente contra as mais elementares liberdades democráticas dos trabalhadores. Esse quadro não ocorre por acaso. O descontentamento social expresso através das “Jornadas de Junho” em 2013 a partir das manifestações convocadas pelo MPL contra o aumento da tarifa de ônibus colocou em pauta a ação direta contra os ataques da burguesia as condições de vida dos explorados depois de anos de “calmaria” social.  Neste período de relativa estabilidade, a “democracia” burguesa manteve seu predomínio já que o movimento de massas não saiu à luta. Agora em 2014, quando se esboçou o início de um ascenso grevista de importantes categorias (muitas vezes por fora do controle de suas direções sindicais tradicionais), a burguesia acendeu a “luz vermelha” para derrotar exemplarmente as mais radicalizadas expressões de luta da classe. A demissão de 42 metroviários pelo fascistóide tucano demonstrou que esta é a resposta que a classe dominante espera de seus governos em um período de agudização dos enfrentamentos de classe. Neste sentido, quando se encerrar o ciclo de poder da frente popular com a reeleição da “gerentona petista” agora em 2014, um governo burguês de corte bem mais reacionário, comandado por Alckmin, deve ascender como alternativa da direita para romper o pacto social implícito mantido pelo PT, sendo o atual quadro paulista o prenúncio do que a burguesia projeta com Alckmin no Planalto em 2018!

O que permitiu a burguesia passar a ofensiva nos últimos meses foram justamente as seguidas derrotas impostas ao movimento operário e popular em São Paulo e no próprio âmbito nacional. Já em 2012, Alckmin lançou uma brutal ofensiva repressiva contra a ocupação urbana no Pinheirinho. A PM sob o comando do tucanato derrotou um símbolo histórico da resistência popular no estado. Logo após, em 2013, houve a desocupação da Reitoria da USP pela polícia sob a acusação que os estudantes e seus apoiadores eram terroristas e vândalos, política que foi ampliada da repressão aos Black Bloc durante as Jornadas de Junho. De lá para cá, Alckmin vem aprofundando a perseguição aos movimentos sociais, política que é extremamente facilitada pela orientação de completa paralisia imposta pela CUT, UNE e as demais centrais “chapa branca”. No âmbito do governo da capital paulista, o PT leva a cabo uma gestão burguesa que é completamente submissão a política de repressão do PSDB. O fato de ambos criminalizarem o movimento “Não Vai ter Copa” e buscarem derrotar pela força a greve dos rodoviários e depois dos metroviários mostra bem que a frente popular pavimenta o caminho para o fascismo. Quando o ciclo econômico de crédito fácil patrocinado pelo PT se esgotar e a crise econômica se aprofundar com a recessão, esse modelo implementado em São Paulo vai ser ampliado a nível nacional como opção preferencial da burguesia.

A perspectiva que apontamos se torna ainda mais evidente na medida em que o próprio PT vai fazer uma gestão bem mais à direita no segundo mandato de Dilma, completamente refém das oligarquias regionais e dos ditames do imperialismo ianque. O esgotamento do modelo econômico patrocinado pelo PT vai gerar um quadro de ataque as mais elementares conquistas sociais. Se a classe operária não conseguir resistir a estas investidas (o que exigiria superar as próprias direções políticas e sindicais controladas pelo PT e PCdoB), a tendência é que os setores mais reacionários da burguesia sintam-se mais a vontade para derrotar a frente popular se apoiando em uma classe média extremamente hostil ao povo pobre e até mesmo as “políticas sociais” do governo petista. A tendência fascistizante que vem crescendo no país é a base desse novo eixo de poder conservador. Não se trata de escolher o “mal menor” entre as opções burgueas (PT versus PSDB) mas de se preparar como uma saída política classista e revolucionária para uma transição onde os ataques ao movimento de massas tendem a se aprofundar.

Desgraçadamente, a “Frente de Esquerda” sabotou o ascenso grevista e o próprio movimento “Não vai ter Copa” para apostar todas suas fichas nas eleições burguesas, com o PSOL, PSTU e PCB, apesar de divididos nas chapas nacionais, celebrando coligações nos estados que demonstram a completa subordinação das lutas ao calendário ditado pela democracia dos ricos. Houve um cerco a reação direta dos explorados e esta verdadeira traição joga mais água no moinho da reação burguesa. O recente exemplo da sabotagem da greve dos professores no RJ em um amplo acordo entre a Frente de Esquerda e a Frente Popular é o melhor exemplo desta política desastrosa.

Fazer intensa campanha pela liberdade de Fábio Hideki Harano e a denúncia dos ataques as mais elementares liberdades democráticas dos explorados é um passo fundamental para melhor enfrentar com uma política revolucionária os anos difíceis que teremos pela frente. Desde a LBI somos contrários a qualquer política de criminalização dos Black Blocs, inclusive a levada a cabo pelos morenistas nas manifestações quando chegam a se aliar com o PT, PCdoB, CUT e CTB para isolar os “vândalos e mascarados”! Prestamos toda nossa solidariedade aos lutadores perseguidos pela repressão estatal independente de que corrente seja! Chamamos as organizações políticas a romperem com a política de “lavarem as mãos” quando são presos militantes e ativistas de correntes adversárias! Prestamos nossa solidariedade ativa com seus militantes, que devem ser defendidos da sanha fascista comandada por Alckmin por todos os ativistas da vanguarda classista. Este mesmo método de classe deve ser adotado diante de qualquer organização ou coletivo de militantes de esquerda perseguidos pelo Estado burguês ou grupos nazifascistas, sem que esta ação signifique a formação de qualquer bloco ou frente reformista com estes setores.