sexta-feira, 8 de julho de 2011

Procurador Geral da República pede a condenação de Dirceu e Delúbio pelos crimes do “Mensalão”, mais uma chuva de “fogo-amigo” no horizonte da frente popular

O Procurador Geral da República, leia-se o braço jurídico do governo Dilma, Roberto Gurgel, enviou ontem seu parecer ao STF sobre o caso que ficou conhecido como escândalo do “Mensalão”. No referido parecer Gurgel pede a condenação de mais de trinta anos para José Dirceu e Delúbio Soares, ambos em plena rota de retorno ao comando do PT. É bom lembrar que o próprio Gurgel, recém-reconduzido à chefia da PGR por Dilma, foi o mesmo que inocentou o ex-ministro Palocci de crime de corrupção ativa.

Fica evidente que o parecer de Gurgel foi totalmente “encomendado” pela entourage da presidenta Dilma, já que o mesmo inocenta outro mensaleiro, o petista Gushiken, figura ainda muito próxima de Dilma. Estamos falando é claro do intenso fogo cerrado travado hoje pelas máfias burguesas no interior da frente popular. Criminalizar Dirceu e Delúbio representa a “vingança” do bando petista próximo a Palocci, ainda inconformado com a perda de “poder” no espectro estatal.

Não sabemos ainda se a “guerra amiga” em curso na base aliada pode gerar uma desestabilização na governabilidade da frente popular, veremos os próximos capítulos desta novela macabra. O certo é que o movimento de massas não pode ficar imobilizado diante da “lavagem de roupa suja a céu aberto”, se faz necessário uma intervenção independente diante da crise política que se delineia no horizonte nacional. Repetir o velho “cardápio” reformista das inúteis CPIs só poderá levar a uma nova derrota da classe operária.