terça-feira, 8 de setembro de 2020

EVO MORALES: PROCESSADO POR PEDOFILIA E CANDIDATURA CASSADA PELA JUSTIÇA GOLPISTA. AINDA ASSIM O MAS TEM A ILUSÃO DE VOLTAR A PRESIDÊNCIA DA BOLÍVIA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES FRAUDULENTAS...

A Justiça golpista da Bolívia determinou, nesta segunda-feira (07/09), que o ex-presidente Evo Morales não pode concorrer a uma vaga no Senado nas eleições de 18 de outubro, que também escolherá o próximo presidente do país. A decisão do juiz Alfredo Jaimes Terrazas confirmou a impugnação da candidatura do ex-presidente, conforme determinação do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) feita em fevereiro. Somado a isso Evo também foi denunciado pelo crime de pedofilia, em mais uma farsa montada pelo governo Jeanine Áñez.Evo Morales está refugiado na Argentina após renunciar ao cargo de presidente do país em novembro do ano passado, quando a Bolívia atravessou o processo de um golpe de Estado, manietado pela Casa Branca.

Segundo a decisão do juiz, Morales não pode ser candidato ao Senado por seu partido Movimento ao Socialismo (MAS) por não morar há pelo menos dois anos em seu distrito eleitoral (Cochabamba) no momento do registro. O MAS no entanto, argumenta que seus direitos foram violados pela justiça controlada pelas forças golpistas.Na semana passada, a presidente golpista Jeanine Áñez, afirmou que Morales só deveria retornar ao país para ser julgado por "abusos cometidos durante sua gestão". Não só uma ameaça, mas uma determinação de perseguir e prender Evo, assim que ele decida retornar ao altiplano andino.

A presidente golpista Jeanine Áñez e o candidato de direita Carlos Mesa buscam atacar Morales para enfraquecer o candidato presidencial do Movimento pelo Socialismo, Luis Arce, que lidera a intenção de votos nas pesquisas das próximas eleições gerais. Por sua vez, Evo respondeu a decisão judicial com já tradicional e inútil apelo legalista: “Trata-se de uma decisão ilegal e inconstitucional”, postou o ex-presidente no seu Twitter. Sem nenhum chamado a luta das massas, e pelo contrário sabotando sistematicamente as mobilizações de resistência ao golpe, o MAS pensa que retornará a gerência estatal, pelas vias eleitorais no quadro de um regime golpista em plena vigência. Uma nefasta ilusão que conduzirá a mais uma derrota histórica da classe operária boliviana.

É imperioso para o combativo proletariado boliviano, romper com as ilusões criminosas do reformista MAS, adotando a estratégia de derrotar o golpe de Estado pela via da revolução socialista. Para cumprir esta tarefa estratégica, a de instaurar um governo Operário e Camponês, a classe operária terá que reconstruir seu partido revolucionário, deformado pela orientação revisionista do Lorismo, que chegou ao cume da degeneração programática quando apoiou o golpe da extrema direita contra a gestão da Frente Popular, encabeçada por Evo Morales.