sábado, 5 de setembro de 2020

EXÉRCITO DO PARAGUAI ATACA ACAMPAMENTO DA GUERRILHA: DUAS CRIANÇAS MORTAS. SOLIDARIEDADE URGENTE COM OS PRESOS POLÍTICOS PARAGUAIOS!

O exército paraguaio desferiu uma operação militar para atacar um suposto acampamento da guerrilha camponesa do país. O resultado desta ação criminosa das forças de segurança do reacionário governo Mario Benítez resultou na morte de duas crianças argentinas. Elas são sobrinhas da presa política Carmen Villalba e viajaram ao Paraguai para visitar sua família como faziam regularmente. As meninas tinham onze anos e seu assassinato viola todas as regras internacionais, mesmo se tratando de um conflito armado. Segundo a mídia europeia:“Dois menores, presumivelmente argentinos, morreram na última quarta-feira no confronto entre a Força-Tarefa Conjunta (FTC) do Paraguai e membros do grupo armado Exército do Povo Paraguaio (EPP) durante o ataque do Exército a  uma base insurgente no centro do país”. A notícia dos brutais assassinatos das crianças foi amplamente censurada pela imprensa local, e só chegou para fora do país devido a organizações de direitos humanos.

As tropas da FTC invadiram o acampamento da guerrilha armada na localidade de Yby Yaú, na fronteira dos departamentos de Amambay e Concepción, deixando duas crianças mortas. Embora as autoridades paraguaias inicialmente tenham considerado a possibilidade de que elas pudessem ser dois membros proeminentes do EPP, esta “tese” foi desmascarada, embora se acredite que seriam parentes dos irmãos Villalba, identificados como membros dirigentes da guerrilha. 

Temos plena certeza de que esta operação terrorista do exército paraguaio é a herdeira e continuação política do regime de exceção “stronista”, e que a ausência dos julgamentos e punição dos torturadores e saqueadores daquela época da ditadura do General Stroessner, favorece o atual governo Benítez, inescrupuloso e violento desta camarilha atual de criminosos, assimilando o  roteiro sangrento organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para o Plano Colômbia. Liberdade para todos os presos políticos do Paraguai e de toda a América!