quarta-feira, 23 de agosto de 2023

PUTIN CEDE TERRENO POLÍTICO DIANTE DA PRESSÃO IMPERIALISTA SOBRE OS BRICS: “RÚSSIA ESTÁ DISPOSTA A VOLTAR ATRÁS NO ACORDO DE CEREAIS”

O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, durante a reunião dos Brics na África do Sul, manifestou virtualmente (já que foi absurdamente impedido de participar presencialmente do encontro graças a um mandato de prisão emitido pela Casa Branca) a disposição de seu país em retornar ao acordo de grãos com a Ucrânia. O que representaria um enorme retrocesso político para a Rússia, ao permitir que o regime neofascista de Kiev mantenha relações comerciais com outros países, rompendo o cerco militar marítimo que Moscou impôs como represália aos atos terroristas operados pelo governo Zelensky.

“Apesar das medidas ilegais impostas à Rússia, a própria Rússia exportou quase 10 milhões de toneladas para a África nos primeiros seis meses de 2023”, declarou Putin durante o seu discurso por videoconferência no fórum empresarial do BRICS. 

Neste quadro, Putin destacou que Moscou decidiu enviar e carregar gratuitamente entre 25.000 e 50.000 toneladas de cereais para seis países africanos. Enquanto isso a Ucrânia exportava seus grãos com fins exclusivamente comerciais, até que Moscou resolvesse estabelecer bloqueios marítimos para os navios ucranianos. Se por pressão da cúpula dos Brics, Putin decidir voltar atrás, validando novamente o acordo de exportação de cereais de Kiev, seria um enorme retrocesso político para a ofensiva militar russa na defesa de seu território. 

Putin destacou várias vezes que “nosso país tem condições de substituir o grão ucraniano", e que portanto o bloqueio das exportações ucranianas não prejudicaria os países africanos. Entretanto Lula que está fazendo o falso papel de “neutro” neste conflito, exigindo que a Rússia volte atrás em sua decisão de fechar a rota para as embarcações de Kiev, revela sua verdadeira lealdade com o chefe demente que ocupa a Casa Branca.