ALGUÉM SE LEMBRA DO SYRIZA DA GRÉCIA, PARTIDO QUE INSPIRAVA O PSOL? AGORA TEM UM NOVO PRESIDENTE DEPOIS DA RENÚNCIA DE TSIPRAS… UM BANQUEIRO…
Stefanos Kasselakis, banqueiro e ex-diretor do Goldman Sachs, foi eleito no último domingo (24/09) como dirigente máximo do antigo governante Partido Social-Democrata (agora nem isso) Syriza, após a renúncia do ex-Primeiro-Ministro grego Alexis Tsipras. O empresário declaradamente gay de 35 anos, que até recentemente viveu em Miami e nunca exerceu qualquer mandato eleitoral na Grécia, venceu a ex-ministra do Trabalho de Tsipras, Effie Achtsioglou. Obteve mais de 56% dos votos dos militantes do Syriza.
Stefanos Kasselakis mudou-se da Grecizara para os Estados Unidos quando tinha 14 anos e é um novato na cena política. Muitos gregos viram o seu rosto pela primeira vez há menos de um mês, quando anunciou num simples vídeo, e no último minuto, que se candidatava à presidência do primeiro partido que encontrou: o Syriza.
A mídia corporativa levantou-o com entusiasmo, sabem que foi o triste e oportunista fim do Syriza como uma organização que ainda fazia demagogia socialista. Ele é o primeiro político burguês assumidamente gay a chefiar um partido político no país. O jovem Stefanos de constituição atlética sempre aparece com seu marido norte-americano, o que é um verdadeiro “bônus político” para se enquadrar nos parâmetros da Nova Ordem Mundial do capital financeiro.
Ele já havia surpreendido ao ficar em primeiro lugar no turno inicial da votação interna do Syriza. Assume a presidência de um partido ideologicamente neoliberal sem rumo político, que inspirava programaticamente até mesmo os setores considerados da “esquerda” do PSOL brasileiro, como o agrupamento da Luciana Genro. O Syriza ainda conta com dezenas de deputados no parlamento grego e de todas as linhas políticas imagináveis, o que segundo alguns analistas gregos, poderá levar a diversas cisões.
A chegada de Stefanos à liderança do Syriza ocorre depois que o ex-Primeiro-Ministro, Alexis Tsipras (2015-2019), uma figura deplorável que se vendeu ao capital financeiro como sendo da “esquerda moderna”, ter chefiado o governo em 2015. Stefanos Kasselakis garante que quer “mostrar outro caminho”.
Aos 21 anos, Stefanos Kasselakis, formado pela Universidade da Pensilvânia, assumiu um posto de direção no banco de investimentos americano Goldman Sachs, especializado em comércio internacional de commodities. O Syriza está virando a página de sua relação com Alexis Tsipras, apenas um estafeta da banca financeira, e agora está sendo comandado diretamente por um banqueiro…sem intermediários…