sexta-feira, 1 de setembro de 2023

UNIÃO EUROPEIA ENVIARÁ TROPAS PARA A ÁFRICA OCIDENTAL: NÃO AO CERCO IMPERIALISTA AO NÍGER!

A União Europeia planeja enviar uma nova missão militar imperialista em quatro países costeiros do Golfo da Guiné, sob o pretexto de "prevenir a expansão das atividades de grupos jihadistas e combater a influência russa na região", noticiou o jornal alemão Die Bem. No âmbito desta missão, soldados e polícias serão destacados para o Gana, Togo, Benim e Costa do Marfim em um claro cerco ao Níger. A missão deverá ser enviada assim que os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia a aprovarem formalmente numa reunião no Luxemburgo, em Outubro.

O seu objetivo será “formar e aconselhar as forças de segurança locais, ajudar na preparação de operações antiterroristas, fornecer apoio técnico e implementar medidas para construir confiança no sector de segurança”.

Recordando que o Benim e o Gana já tinham convidado oficialmente a União Europeia a implantar a missão nos seus territórios, o Die Welt especificou que os Estados da região e a União Europeia temem que os grupos jihadistas "estendam a sua área do Sahel em direcção à costa países do sul do Golfo da Guiné, o que causaria uma instabilidade ainda maior na região.

Além disso, a União Europeia também quer contrariar a influência russa na região. O envio da nova missão militar europeia para a África Ocidental ocorre num momento em que vários países da região abandonam a sua dependência de França. O último golpe ocorreu ontem no Gabão. Juntas militares nacionalistas rebeldes também tomaram o poder no Mali, Burkina Faso, Guiné e Níger.