quarta-feira, 27 de setembro de 2023

ATUAL CONFLITO NAGORNO KARABAJ: QUAL É A POSIÇÃO DA RÚSSIA? 

O chanceler russo, Sergei Lavrov, neste último final de semana comentou na mídia do seu país a recente escalada das tensões entre a Arménia e o Azerbaijão na região de Nagorno-Karabaj. Como aliada tradicional da Armênia, a Rússia foi um ator fundamental na resolução de escaladas anteriores, incluindo duas guerras em grande escala no território em disputa. No entanto, o atual governo armênio do Primeiro-Ministro Nikol Pashinyan, manipulado pelo imperialismo ianque  acusou repetidamente Moscou de trair os interesses da Armênia,  afirmações o governo Putin rejeitou.Tanto é assim que Moscou facilitou um cessar-fogo, um dia depois do início das hostilidades militares na região.

Na semana passada, o Azerbaijão começou a executar as chamadas “medidas locais antiterrorismo” em Nagorno-Karabaj, acusando a Armênia de acumular tropas na área. Por sua vez, o governo de Erevã negou as acusações e denunciou Baku por realizar “limpeza étnica” dos armênios.

Um dia após a escalada, as autoridades de Nagorno Karabakh anunciaram um cessar-fogo com o Azerbaijão, alcançado graças à mediação das forças de paz russas. Como parte deste cessar-fogo, foi acordado "a retirada das unidades militares das Forças Armadas Armênias da zona de implantação do contingente de manutenção da paz russo, dissolução e desarmamento completo das formações do Exército de Defesa de Nagorno-Karabaj e a retirada de equipamentos pesados ​​e armas do território”.

Neste contexto, Lavrov lamentou que os próprios líderes armênios "periodicamente adicionem lenha na fogueira". Assim, Pashinian e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, assinaram um documento público no qual declaram que reconhecem mutuamente a integridade territorial dentro das fronteiras de 1991. “Isto significa que Nagorno-Karabaj faz parte do Azerbaijão, ponto final”, declarou o Ministro das Relações Exteriores russo.

Em relação às forças de manutenção da paz russas destacadas em Nagorno-Karabaj, Lavrov especificou que atualmente “Ajudam a estabelecer contatos entre representantes de Karabakh e autoridades do Azerbaijão. As nossas forças de manutenção da paz estão presentes lá porque o seu papel é importante para fortalecer a confiança, para que o povo de Karabaj, se sinta seguro”, afirmou o chanceler russo.