segunda-feira, 4 de setembro de 2023

NEOFASCISMO PELAS MÃOS DA EXQUERDA BURGUESA: GOVERNO BORIC INUNDA O CHILE COM POLICIAIS ARMADOS "ATÉ OS DENTES"

O presidente do Chile, o social-democrata Gabriel Boric, promulgou uma lei que modifica o estatuto dos Carabineros (polícia militarizada assassina) para aumentar o número de funcionários em mais de 1.100, através da incorporação de policiais aposentados. “O Presidente da República, Gabriel Boric, promulgou a lei que amplia o chamado ao serviço dos Carabineros com um novo estatuto que permitirá mais policiais, respondendo rapidamente a uma demanda cidadã”, informou a assessoria de imprensa da Presidência da República do Chile, através de um comunicado. Este novo regulamento permite a convocação de militares reformados para o desempenho de funções na Polícia até sete anos após a reforma da instituição, o que servirá para aumentar a repressão aos trabalhadores em medida de claro caráter fascista.

Numa cerimônia na sede do seu governo burguês neofascista no palácio La Moneda, o presidente  também promulgou uma modificação na lei de trânsito que visa prevenir o roubo de veículos, criando vários novos requisitos como a obrigação de gravar o número da matrícula nos espelhos e janelas, ou a proibição de venda de gasolina para veículos que não possuam placa.

Por fim, Boric promulgou uma lei que estabelece como crime a posse de celulares e elementos tecnológicos nas prisões que servem para comunicar com o exterior, criando sanções para gendarmes e funcionários públicos que não o denunciem.

Estas três leis fazem parte de uma agenda legislativa de segurança anunciada pelo presidente, sob o pretexto de combater a crise da criminalidade que afeta o país e que já gerou a promulgação de oito novos regulamentos devido ao agravamento da crise econômica. 

Nesse sentido, Boric entregou mais de 200 veículos aos Carabineros chilenos, que serão enviados a diversas comunas em mais uma medida de seu governo neofascista.

A meio da cerimônia, o Presidente reiterou o seu compromisso com a instituição: “Têm todo o nosso apoio  no que é importante, o seu desempenho profissional, mas também no  uso legítimo da força”. Acrescentando que se trata de “uma atribuição exclusiva da polícia, e que a força quando exercida de forma proporcional e de acordo com a lei é garantia de respeito ao Estado de Direito”. 

“Quero transmitir a vocês aqui, na Escola de Polícia, que o uso proporcional da força será apoiado pelo nosso Governo” reforçou o canalha Boric que vem aplaudindo e apoiando a repressão policial contra os trabalhadores em luta, mostrando o caráter neofascista de sua gerência capitalista.