terça-feira, 7 de maio de 2024

DEPOIS DE QUASE 15 ANOS: É O PCO QUE VIROU TERCEIRA LINHA DO IMPERIALISMO COLADO A LULA&BIDEN… 

A foto acima é de uma manchete do jornal Causa Operária datada de outubro de 2010, às vésperas das eleições presidenciais daquele ano: “Nem Dilma, Nem Serra! Voto Nulo: Nenhum apoio aos candidatos de primeira e segunda linha do FMI e do Imperialismo”. Tratava-se de uma denúncia direta do PCO que as candidaturas do PT e PSDB eram submissas a Casa Branca! Passados quase 15 anos... é o PCO que virou terceira linha do imperialismo colado a Lula&Biden! O “giro” de Rui Pimenta ao Lulopestismo tem uma explicação material: o PCO se corrompeu e agora é um defensor de Lula que apoia a reeleição do carnicento Democrata Biden, ou seja, o velho pelego petista é um homem de primeira linha do imperialismo ianque em nosso país e Rui Pimenta um conselheiro fiel de Lula e do PT.

Apesar do alinhamento público com a Casa Branca, Lula agora é apresentado cinicamente por Causa Operária como um líder que se choca com os interesses do imperialismo ianque, tudo o contrário que Rui Pimenta dizia... Não esqueçamos os artigos do PCO que afirmavam “O mar de lama de Lula: O caso Waldomiro Diniz. PT comprova que é um verdadeiro partido capitalista” (JCO, 387, fevereiro/2004), “A reforma agrária do coronel Lula: A Amazônia para os latifundiários” (JCO, 431, maio/2008), “O governo Lula em aliança criminosa com o imperialismo: Não ao acordo militar Brasil-EUA” (JCO, 582, abril/2010) ou “Lula: presidente dos banqueiros” (JCO, 393, agosto/2004) e vários outros do mesmo “quilate”.

A corrupção política e material do PCO deu um salto de qualidade no segundo governo de Dilma Rousseff, quando passou a ser “cão de guarda” da colaboração de classes do petismo, inclusive atacando a esquerda revolucionária que denunciava a gerentona neoliberal. Dilma que antes das eleições de 2010, era denunciada por Causa Operária como um peão do imperialismo tão danoso como o candidato tucano Serra, virou uma defensora das causas populares!

De lá pra cá, o PCO escorregou ladeira abaixo da lama corrupta da Frente Popular e se tornou uma legenda alinhada ao Lulismo, o mesmo que tem em Biden um aliado de primeira hora, tudo em nome de combater a “extrema direita”, uma armadinha denunciada por Trotsky desde o nascimento do fenômeno da Frente Popular alimentado então pelo Stalinismo.

Rui Pimenta enterrou literalmente seu passado de denúncias contra o PT e passou a abraçar entusiasticamente a política de colaboração de classes da Frente Popular comandada por Lula, hoje apresentado como bastião de combatividade, mas antes apontado como um “coronel corrupto”. Da “noite para o dia”, ou melhor, antes e depois de receber “ajuda” financeira do PT, o PCO passou a ver o mundo divido entre “golpistas e não golpistas”, a luta entre as classes simplesmente desapareceu da pauta programática do Sr. Pimenta, tudo se reduzia ao melhor estilo do velho “Partidão”, ao confronto entre “esquerda versus direita”, sem considerar o caráter de classe desta “esquerda”, mesmo que esteja na gerência do Estado burguês, descarregando o ônus da crise capitalista nas costas dos trabalhadores e alinhada a Biden.

Causa Operária que antes lançava candidaturas próprias a presidente e atacava duramente o PT, chegando a denunciar Lula como o “presidente dos banqueiros” atolado em um mar de lama de corrupção agora é parte integrante e orgânica da Frente Popular, apresentando Lula com um símbolo de honestidade e de luta contra a direita.

Quando escrevemos no Blog da LBI acerca da degeneração ideológica do PCO, diante dos “favores” materiais da Frente Popular, muitos acharam um certo “grau de exagero” de nossa parte, afinal rompemos com este grupo há vinte nove anos mas poderia existir alguma espécie de ressentimento da direção da LBI.

Nada disso, tratamos de explicar pacientemente a vanguarda que a brusca mudança política do PCO na direção do apoio a Frente Popular não se tratava de mero “equívoco político” e sim uma inflexão oportunista com fortes bases materiais e financeiras.  

Agora com o PCO sendo terceira linha do imperialismo colado a Lula&Biden não resta a menor dúvida da sua conversão em uma legenda social-democrata incapaz de combater a Frente Popular, como nos ensinou Trotsky!