domingo, 22 de dezembro de 2024

CAÇA IANQUE F-18 DERRUBADO NO MAR VERMELHO PELO IÊMEN: MENTIROSOS DO PENTÁGONO DIZEM QUE FOI “FOGO AMIGO”…

Um moderno caça F-18 dos EUA foi abatido ontem sobre o Mar Vermelho. Segundo um comunicado do Pentágono , o cruzador de mísseis USS Gettysburg, que faz parte do grupo de ataque de porta-aviões Harry S. Truman, abateu um caça F/A-18 no Mar Vermelho em uma “ação de fogo amigo”. O Super Hornet, ancorado ao porta-aviões USS Harry S. Truman, estava sobrevoando o Mar Vermelho quando o cruzador de mísseis guiados USS Gettysburg disparou contra a aeronave ianque, segundo a nota do Pentágono. Os dois pilotos da Marinha norte-americana foram ejetados e foram resgatados com vida, embora um deles tenha sofrido ferimentos, conforme indica o comunicado divulgado na tarde de sábado.

Por sua vez, a própria mídia corporativa dos EUA levantou a possibilidade do avião de combate ter sido abatido pelas forças armadas iemenitas. A rede norte-americana CBS informou que, durante a operação, as forças dos EUA também abateram vários drones de ataque iemenitas, bem como um míssil de cruzeiro antinavio lançado pelos Houthis sobre o Mar Vermelho. 

As provocações imperialistas nesta região começaram a ocorrer quando o valente exército iemenita, que em resposta aos bombardeios israelenses contra Gaza e ao total apoio de Washington  ao regime sionista, atacou navios associados a Tel Aviv no Mar Vermelho e no Golfo de Aden com mísseis e drones.

Nos últimos dias, os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram pesados ataques aéreos em território iemenita, principalmente na capital do país, a cidade de Sanaa.