quinta-feira, 15 de outubro de 2020

NÃO É O CORONAVÍRUS! É A FOME QUE CONTINUA MATANDO MILHÕES NO MUNDO, SEM QUE A OMS DECLARE NENHUM ALERTA...

Em 4 de outubro de 2020, por iniciativa dos cientistas Dr. Martin Kulldorff, professor de medicina da Universidade de Harvard, Dra. Sunetra Gupta, Professora da Universidade de Oxford, Dr. Jay Bhattacharya, professor da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, foi lançado um apelo internacional para a reflexão sobre o  consequências das políticas de saúde adotadas pelos governos nacionais, orientadas pela OMS e seus financiadores: “Como epidemiologistas de doenças infecciosas e cientistas de saúde pública, estamos preocupados com os impactos sobre a saúde física e mental das políticas vigentes em relação à Covid-19 e recomendamos uma abordagem que chamamos de Proteção Direcionada”.

“As atuais políticas de bloqueio estão tendo efeitos devastadores de curto e longo prazo na saúde pública. Os resultados (para citar alguns) incluem taxas de vacinação mais baixas, piora nos desfechos de doenças cardiovasculares, menos detecções de câncer e deterioração da saúde mental, levando a um maior excesso de mortalidade nos próximos anos, com a classe trabalhadora sendo  e os membros mais jovens da sociedade que arcam com o maior fardo dessas medidas. Manter as crianças fora das escolas é uma grave injustiça ”.

Em 14 de outubro, 33.991 cientistas da saúde pública de todo o mundo, biólogos, virologistas, epidemiologistas e médicos, dos milhares de signatários, cujo número está aumentando diariamente, endossaram uma Declaração de alerta crítico. Enquanto isso, a liderança da OMS, com exceção de David Nabarro, ao invés de ser porta-voz dos cientistas da saúde, cada vez mais se define como porta-vozes de grandes corporações farmacêuticas e fundações como Gates e GAVI, que são,  enfim, quem financia 50% do seu orçamento.

É um paradoxo que a Fundação pertencente à multinacional de tabaco e alimentos Philip Morris, em 2017 tenha assinado um acordo de financiamento da OMS de 80 milhões de dólares por ano durante 12 anos.Desemprego em massa, interrupções no fornecimento de alimentos e redução da ajuda devido à pandemia podem causar até 15.000 mortes por fome por dia em todo o mundo até o final deste ano, de acordo com um relatório da Oxfam citando dados da Universidade.  Johns Hopkins. Os efeitos colaterais do Covid-19 são muito mais disseminados do que o próprio vírus, levando milhões das pessoas mais pobres do mundo à fome e à pobreza. Na verdade vivemos uma Sindemia e não a pandemia decretada pela OMS.

A FAO e o PMA apontam que a declaração de uma pandemia está mergulhando a população em uma situação mais grave de fome porque:”Empregos e salários em declínio significam que as pessoas têm menos dinheiro para gastar com comida para o lar e que os trabalhadores no exterior enviam menos remessas para membros da família em países com insegurança alimentar. Ao mesmo tempo, os preços dos alimentos estão subindo em muitos países em crise, criando uma barreira ao acesso”.

Até o final de junho de 2020, a Covid-19 deve ter causado uma queda de 10,5% no número de horas trabalhadas em todo o mundo, em comparação com o início do ano, segundo a OIT. Projeta-se que a pobreza extrema (menos de US $ 1,90 por dia) aumente em 20% em 2020. Como resultado dessas perdas de renda - as maiores entre as famílias urbanas - o número global de pessoas que enfrentam insegurança alimentar aguda pode  quase o dobro, de 135 milhões em 2019 para 265 milhões, e mais de 30 países podem enfrentar a fome até o final do ano, de acordo com o Programa Mundial de Alimentos.

Enquanto isso, oito das maiores empresas de alimentos e bebidas (Coca-Cola, Danone, General Mills, Kellogg, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Unilever) pagaram dividendos no valor de US$ 18 bilhões a seus acionistas, enquanto ao todo  o mundo continua a emergir novos epicentros da fome.

Em setembro de 2016, mais de 60 empresas e organizações - entre as quais Bimbo, Coca-Cola, Walmart, PepsiCo e Nestlé - criaram a entidade Movimento por uma Vida Saudável (MOVISA) no México. Seu presidente é Andrés Garza Herrera, CEO da Qualtia Alimentos na apresentação explicou que “uma das primeiras ações a serem realizadas neste âmbito envolve um acordo de colaboração com a Fundação“ Compromisso Peso Saudável ”, cujos diretores são executivos da Coca.  -Cola, Nestlé USA, PepsiCo e General Mills, entre outras.  Dentro do plano, segue também a campanha “Checa y Elija”, que tem como participantes as marcas Coca-Cola, Kellogg's, PepsiCo, Bimbo, Nestlé, MacMa, Grupo Peñafiel, Unilever, Lala, Alpura, Qualtia, Sigma.

O escritório pan-americano da OMS, conhecido como OPAS é responsável, entre outros assuntos, por tentar conter o problema da obesidade no México, país que mais consome refrigerantes e tem uma das populações mais obesas do mundo.  No entanto, recebeu 50 milhões de dólares da Coca-Cola, a maior fabricante de bebidas do mundo. Além disso, um relatório mostra que alguns conselheiros da OMS estão pessoalmente relacionados com o financiamento recebido do setor privado. O citado relatório da Reuters indica que a OMS destina apenas 6% de seu orçamento total para a erradicação de doenças crônicas devido a uma alimentação não saudável, apesar de ser a causa de 63% das mortes.

Em fevereiro de 2011, o Oxford Journal of Public Health apontou a indústria de alimentos e bebidas como o vetor corporativo mais preocupante que ameaça as políticas de saúde pública em um editorial: “Não é surpreendente descobrir que as maiores empresas de alimentos estão usando o mesmo  táticas da indústria do tabaco para influenciar o ambiente regulatório ... eles usam suas campanhas de marketing social para fortalecer sua reputação e promover suas marcas, opondo-se a qualquer política eficaz”.

Todo esse arcabouço deve ser inserido na grande campanha de reorganização do capital em escala internacional na perspectiva de mudança do padrão tecnológico e eliminação de estoques.Se uma guerra convencional interimperialista não ocorrer, a eliminação de uma parte da população considerada "supérflua" vai se resolver por outras estratégias, e a fome é uma delas.  Uma política eugênica tradicional não será mais necessária, pois é amplamente denunciada e desacreditada. Por outro lado, as reestruturações societárias com a sequela de milhões de demissões, estão acontecendo, sob as restrições sanitárias dos governos e repressões policiais das mobilizações populares, justificadas pelas medidas impostas por hipotéticos motivos de "saúde pública".

A “Declaração de Great Barrington” põe o dedo na ferida ao afirmar que: “Sendo a classe trabalhadora e os mais jovens da sociedade sobre quem recai o maior peso dessas medidas”, o que deveria fazer refletir as direções das organizações operárias, que defendem as proclamações da OMS e seus acólitos, e conseqüentemente se posicionam contra os interesses da classe trabalhadora, cujo inimigo não é um vírus, mas a ganância do grande capital”.