sábado, 31 de outubro de 2020

ELEIÇÕES EUA: NENHUM VOTO PARA O PARTIDO DEMOCRATA CAPITALISTA! 

A “resistência” anti-Trump dos Democratas tem feito seus maiores esforços durante os últimos quatro anos para reconquistar o posto executivo de comandante-chefe do imperialismo dos EUA. Os Democratas pintam esta eleição como um "momento divisor de águas". Na realidade, é uma repetição do ciclo aparentemente interminável da política americana, em que se muda de um governo capitalista para outro e vice-versa, mantendo, sem desafio e sem mudança, a exploração e opressão das massas trabalhadoras. A Liga Espartaquista  dos Estados Unidos opõe-se por princípio a dar qualquer apoio ou voto crítico a qualquer partido burguês: Democrata, Republicano ou o Partido Verde. O que é necessário é construir um partido operário revolucionário multirracial, independente e oposto aos partidos capitalistas, para liderar os explorados e oprimidos na luta por um genuíno governo operário.

Muitos trabalhadores e jovens têm pouco entusiasmo por Biden, mas estão sendo enganados para apoiar os Democratas, argumentando que eles têm que tapar o nariz e votar para impedir Trump. É uma mentira que colocar um Democrata na presidência melhorará as condições para trabalhadores, minorias e mulheres. A burocracia sindical pró-capitalista e os falsos socialistas, propagando ilusões nos democratas como o mal menor, prendem os trabalhadores ao seu inimigo de classe. Como o Republicano, o Partido Democrata representa os interesses da classe dominante capitalista americana, ou seja, os donos dos meios de produção e os bancos. O dirigente bolchevique V.I. Lenin descreveu sucintamente as eleições burguesas como uma oportunidade para os eleitores "decidirem uma vez a cada poucos anos quais membros da classe dominante devem oprimir e esmagar o povo". A classe trabalhadora não tem interesse em que um representante da classe capitalista seja presidente.

O principal mecanismo pelo qual a burguesia americana subordina politicamente os trabalhadores e os oprimidos é o sistema bipartidário capitalista. Isso depende muito da grande mentira de que existem diferenças importantes e decisivas entre Democratas e Republicanos. Que os Republicanos são mais "reacionários" e os Democratas mais "progressistas" é uma ilusão alimentada por muitos trabalhadores e promovida pelos reformistas. Ambos os partidos são igualmente reacionários em suas posições e políticas fundamentais, que são determinadas pelas necessidades do imperialismo norte-americano e seu programa de dominação mundial. Esta é a estrutura de ferro dentro da qual ambas as partes funcionam e manobram.

As diferenças entre Democratas e Republicanos são secundárias e refletem diferenças em táticas e interesses conflitantes entre diferentes setores da classe dominante. Cada partido tem sua própria máquina política para promover seus interesses especiais e usa diferentes técnicas e métodos de demagogia para manter várias camadas da população sob seu controle. Como observou o líder trotskista americano James P. Cannon em 1944 sobre os capitalistas americanos: “Qual é o seu método fundamental? É o sistema bipartidário. Qual partido você apoia?  Eles apoiam ambos. E o que é mais importante, ambas as partes os apoiam em todas as questões fundamentais”.

Os liberais e reformistas querem que você esqueça o que aconteceu da última vez que os Democratas estiveram na Casa Branca. O governo Obama/Biden, como todos os governos anteriores na Casa Branca, travou uma guerra contra os trabalhadores, negros e imigrantes. Este governo massacrou milhares e saqueou as massas oprimidas do mundo, inclusive por meio de acordos comerciais como o NAFTA (agora T-MEC), que sangra o povo mexicano.

Os Democratas dizem aos negros que Trump é o pior racista e que eles deveriam votar neles para "remover a supremacia branca" da presidência. É uma farsa que os Democratas sejam, em menor grau, um partido de opressão racial em comparação com Trump e os republicanos. A diferença entre os dois partidos é que enquanto os Republicanos declaram abertamente que vão atacar os sindicatos, os negros, os direitos das mulheres e os imigrantes, os Democratas mentem sobre isso e fazem o mesmo. Como Malcolm X escreveu certa vez: “Conservadorismo na política nos Estados Unidos significa 'vamos manter os negros [epíteto racista brutal] em seu lugar.' E ‘liberalismo’ significa ‘vamos manter os [negros de joelhos] em seus lugares, mas vamos dizer a eles que vamos tratá-los um pouco melhor; Vamos enganá-los mais, com mais promessas."

Os Democratas são um partido selvagem e racista do imperialismo, o que é ainda mais útil para os capitalistas, especialmente em tempos de crise capitalista porque os trabalhadores e os oprimidos têm mais ilusões. Se alguém acha que colocar um Democrata na Casa Branca vai mudar alguma coisa para os negros, basta olhar para todas as grandes cidades governadas pelo Partido Democrata. A vida é um inferno para os negros de Nova York a Chicago e Los Angeles, com a segregação de escolas, habitação e serviços de saúde, bem como o terror policial racista galopante.

A classe trabalhadora tem que se organizar em seu próprio partido para lutar por seus interesses de classe. O caminho a seguir não é através do apoio ao "mal menor", mas através da luta agora para construir um núcleo de um partido operário que lute por um governo operário. Para alcançar este objetivo, como Leon Trotsky escreveu em 1938 no Programa de Transição da Quarta Internacional, “É necessário ajudar as massas, no processo de suas lutas diárias, a encontrar a ponte entre suas demandas atuais e o programa da revolução socialista”.

Como Marxistas, buscamos conquistar os trabalhadores mais avançados, jovens e oprimidos para essa perspectiva de luta de classes. Contra o desemprego em massa, buscamos unir os trabalhadores e os desempregados na luta pela redução da jornada de trabalho para dividir o trabalho disponível entre todos sem perda de salários. Solicitamos assistência infantil gratuita e de qualidade 24 horas por dia, licença-maternidade/paternidade integral, aborto gratuito e gratuito como parte de serviços médicos de qualidade para todos. Lutamos por direitos de cidadania plenos para todos os imigrantes. Contra a segregação racial, exigimos habitação e educação de qualidade, racialmente integradas. É do interesse direto da classe trabalhadora multirracial liderar a luta pela libertação dos negros para emancipar a classe como um todo.

A Liga Espartaquista, a seção norte-americana da Liga Comunista Internacional, busca construir um partido no modelo do Partido Bolchevique que conduziu os trabalhadores russos ao poder na Revolução de Outubro de 1917. Sob a liderança de Lenin e Trotsky, os Bolcheviques viram  a revolução como ponto de partida da luta mundial pela revolução socialista. Eles conseguiram conquistar os trabalhadores para sua bandeira por meio de uma luta política intransigente contra os mencheviques (os falsos socialistas de sua época - que apoiavam a burguesia liberal). A Liga Comunista Internacional está comprometida em formar partidos bolcheviques em todo o mundo, seções da Quarta Internacional reconstruída, para dirigir as novas Revoluções de Outubro que estabelecerão as bases para uma economia mundial planejada e socializada. Não precisamos de um novo mestre capitalista na Casa Branca. Precisamos de uma nova classe dominante: os trabalhadores!

LIGA ESPARTAQUISTA

30 de outubro de 2020