quinta-feira, 1 de outubro de 2020

MOBILIZAÇÃO URGENTE: CORTE DE LONDRES ANUNCIOU DATA PARA JULGAMENTO E EXTRADIÇÃO DE ASSANGE 

A sentença final do julgamento acerca do processo da extradição de Julian Assange será proferida "às 10 horas (14 horas no horário de Brasília) no dia 04 de janeiro do ano novo", no Tribunal Criminal Central, o histórico Old Bailey de Londres, conforme anunciou hoje (01/10) a juíza Vanessa Baraitser. Portanto a decisão sobre a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos será conhecida apenas no início do próximo ano, o que exigirá redobrar o trabalho de mobilização internacional já nos primeiros dias de 2021.

No processo, atribuído seletivamente à Juíza Vanessa Baraitser, todos os pedidos de defesa foram rejeitados. Em 2018, depois das acusações contra Assange, de agressão sexual na Suécia caducarem, a magistrada “chefe”, Emma Arbuthnot recusou-se a anular o mandado de prisão, para que Assange não pudesse obter asilo no Equador.

Até a data do julgamento, Julian Assange continuará em prisão preventiva e detido isoladamente no presídio de segurança máxima de Belmarsh, no sudeste da capital britânica. Ele está confinado desde sua expulsão e posterior “sequestro” pela polícia londrina da Embaixada do Equador, em abril de 2019.

A defesa de Assange terá quatro semanas para preparar as conclusões dos argumentos apresentados contra a extradição. Seus advogados conduzem o processo, sob forte pressão do imperialismo, tendo em vista duas frentes jurídicas: a motivação política reacionária do processo em meio à cruzada de Trump contra o jornalismo independente, e a violação dos direitos humanos de seu cliente, desde a impossibilidade de um julgamento justo e independente nos Estados Unidos até o risco de “suicídio” nas prisões americanas.

Desde as modestas forças do Blog da LBI, convocamos todas as correntes da esquerda revolucionária a conformar imediatamente um comitê de frente única no Brasil para impulsionarmos a solidariedade ativa em defesa da vida de Julian Assange.