terça-feira, 27 de agosto de 2013


Médico xenófobo que liderou protesto racista no Ceará é ex-vereador do PT!


As imagens falam por si mesmas e provocaram indignação e revolta por todo país. Um verdadeiro “corredor polonês” formado por jovens médicos brasileiros de classe média alta sob o comando do presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes, hostilizou os médicos cubanos que haviam chegado ao Ceará para integrar o programa “Mais Médicos”. Urrando como uma horda fascista, os reacionários da elite de branco, sob o grito de “escravos”, “voltem para a senzala” e outros impropérios racistas e xenófobos, intimidaram os cubanos que chegaram ao Brasil e estavam sendo recepcionados nesta segunda-feira, 26 de agosto, na Escola de Saúde Pública do Ceará. O que poucos sabem é que José Maria Pontes foi vereador do PT durante dois mandatos, de 2005 até 2012. Como se observa nos vídeos e fotos, Pontes agora de jaleco atua como porta-voz da reação burguesa que busca atacar Cuba e suas conquistas sociais, patrocinando o aberto anticomunismo.


A conduta asquerosa de José Maria Pontes é própria dos médicos brasileiros elitistas que com uma concepção mercantil se recusam a praticar sua profissão nos rincões mais distantes do país, atendendo ao povo pobre e saem a combater furiosamente a chegada de médicos cubanos, afinal de contas para Pontes e os senhores reacionários a vida ou morte é apenas uma simples equação de custo/beneficio. O ex-vereador petista representa os interesses de uma classe dominante (esta sim escravocrata) que não admite ver os médicos cubanos atuarem com espírito de solidariedade e compromisso com os trabalhadores, sem estar movidos pela busca dos acumular status e dinheiro ao obterem um diploma de médico.



Para expressar nossa solidariedade aos médicos cubanos e o repúdio à conduta xenófoba e racista de José Maria Pontes e sua horda de reacionários, a LBI vem a público convocar um ato político para este dia 28 de agosto, quarta-feira, às 15 horas em frente a Escola de Saúde Pública do Ceará, localizada na Av. Antônio Justa, 3161, no Bairro do Meireles em Fortaleza. Desde já chamamos todas a correntes políticas e entidades sindicais para expressarem sua mais ampla solidariedade aos médicos cubanos e a ilha operária que vem sendo atacada por figuras abjetas como José Maria Pontes!