quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ORGANIZAR O ENCONTRO NACIONAL DAS ESCOLAS OCUPADAS RUMO À GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO!


ENTREVISTA - DIRETO DO PARANÁ: “O ATAQUE DE RICHA E TEMER ÀS OCUPAÇÕES NAS ESCOLAS É PARTE DA OFENSIVA REACIONÁRIA INCREMENTADA COM A OPERAÇÃO LAVA JATO E SUA "REPÚBLICA DE CURITIBA”

O BLOG da LBI entrevistou os companheiros Prudente Júnior e Suzana, simpatizantes da Juventude Bolchevique e estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP), escola ocupada desde o começo de outubro, vanguarda na luta contra os ataques de Temer e Beto Richa contra a educação pública. Eles falam da luta na principal escola de Curitiba e de sua aproximação com a LBI por nossa denúncia da Operação Lava Jato já na greve dos professores do ano passado.

Prudente Júnior e Suzana,
simpatizantes da Juventude Bolchevique na ocupação do CEP

BLOG DA LBI: Como está a ocupação no CEP e em todo o estado do Paraná?
Prudente Júnior (PJ): O Paraná vem sendo vanguarda da luta contra os ataques a educação no Brasil. Desde a greve dos professores do ano passado, quando nós estudantes apoiamos a luta dos docentes, ficou clara que só a nossa mobilização poderia barrar os ataques do governo Richa. Agora, com Temer aprovando sua “PEC do fim do mundo”, a galera combativa resolveu ocupar o CEP e estamos na luta desde o começo, mesmo com toda a pressão da direção da escola, da justiça e da polícia.

BLOG: Existe uma forte pressão na véspera do ENEM contra as ocupações, como você avalia esse ataque?
Suzana(S): Aqui no Paraná e em todo o Brasil vários juízes expediram mandatos ordenando que a PM invada as escolas, recorrendo a métodos de tortura. Por uma vez, os procuradores solicitaram o adiamento do exame acusando os estudantes que ocupam os locais das provas de impedir o ENEM, em uma clara manobra para colocar outros estudantes contra os lutadores secundaristas. Temer e o MEC, que já cortaram verbas para a educação com a PEC 241, aproveitam o momento para atacar as ocupações em todo o país. Nós do CEP achamos que nossa resposta deve ser reforçar a luta nacional contra a reforma do ensino médio e aos cortes de verbas para a educação pública.

BLOG:O que levou vocês a fazerem contato com LBI e a Juventude Bolchevique?
PJ: Através do BLOG da Liga acompanhamos a posição dos camaradas na greve dos professores no ano passado, achei importante a denuncia já naquela época da Operação Lava Jato, quando todos os grupos políticos “puxavam o saco” do Juiz Moro, apoiando suas ações supostamente contra a corrupção. Como residimos em Curitiba deu para perceber bem que a análise de LBI estava correta, havia unidade entre as ações da Laja Jato e a ofensiva de Temer e Richa. O contraponto do BLOG diante da adaptação do conjunto da esquerda chamou minha atenção, levando-nos a fazer contato com a LBI.
S: Aqui em Curitiba temos a influência do PT e PCdoB entre a juventude e nas entidades estudantis. Esses partidos traíram os estudantes e no Paraná limitam a luta nas escolas a pressão no parlamento. Desta forma, nos constituímos como oposição a essa política e fomos procurar outras posições políticas que analisaram a luta no Paraná. Com os artigos sobre a greve dos professores e uma análise profunda da reacionária "República de Curitiba" feito pela LBI buscamos uma aproximação no curso da luta no CEP. Tem sido importante essa troca de experiência política com os camaradas para construir a Juventude Bolchevique em nosso estado! 

BLOG: Quais são os próximos passos da luta?
S: As ocupações demonstram que somente a luta direta pode barrar a investida reacionária do Judiciário, de Richa e do golpista Temer. Os estudantes em diversos estados declararam não serem contrários à realização do Exame, solicitando que a prova não fosse adiada e sim realocada para outros lugares, para que tanto a prova quanto às ocupações se mantivessem. As ocupações de escolas e universidades seguem e o número aumenta a cada dia. Sob os gritos de “Ocupa Tudo!”, temos a disposição de manter-se na luta até derrubar a PEC 55, a MP 746 e todos os ataques à educação. A UNE e a UBES apoiam formalmente as ocupações, mas a mobilização ocorreu totalmente por fora dessas direções, que apenas desejam fazer da luta um eixo de desgaste do governo Temer visando as eleições presidenciais de 2018.

BLOG: Como você avalia a proposta da Juventude Bolchevique de que as escolas ocupadas realizem um encontro nacional?
PJ: Acho importante. Poderia indicar a convocação de uma greve nacional da educação, unido estudantes, professores e trabalhadores para barrar a reforma privatista do ensino médio e lutar contra a PEC 55 que agora será votada no Senado!  Como simpatizante da JB apoio essa iniciativa e vamos discutir na assembleia geral dos estudantes do CEP que se realiza nesta semana. Se aprovarmos vamos fazer o chamado a todos os ativistas e lutadores, propondo desde já a realização de um Encontro Nacional das Escolas Ocupadas, com delegados eleitos de todo país para aprovar um plano de luta que unifique esse combate às demais mobilizações em curso pelo Brasil, rumo a construção da Greve Geral de todas as categorias em luta!

BLOG: Você avalia que o ataque às ocupações e o cerceamento as liberdades democráticas impostos pela Operação Lava Jato fazem parte da mesma ofensiva?
S: Claro que sim! Estamos na sede da “República de Curitiba” e aqui a ofensiva contra os movimentos sociais é mais aguda. Justamente como o BLOG apontava já em 2015 e nos fez aproximar das posições da LBI. Os juízes estão expedindo mandatos que indicam o uso o método de tortura contra as ocupações, como Moro faz na Lava Jato para pressionar as delações. Temos que resistir com a luta direta sem ilusões na justiça burguesa nem no parlamento! Temos que construir uma alternativa revolucionária ao PT, por esta razão vou contribuir para construir a Juventude Bolchevique no Paraná.