quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

A PATÉTICA MARCHA BOLSONARISTA A BRASÍLIA PODE SER COMPARADA A UMA TENTATIVA DE “REVOLUÇÃO COLORIDA” DO TIPO “PRAÇA MAIDAN” NA UCRÂNIA?: NÃO! SIMPLESMENTE PORQUE A CIA, DEEP STATE E CASA BRANCA ESTÃO COM LULA&ALCKMIN “ATÉ O PESCOÇO”…UMA POLÊMICA COM PEPE ESCOBAR 

Em um recente artigo publicado no site português “Resistir”, o renomado jornalista Pepe Escobar, um dos maiores especialistas em análises de “Guerra Híbrida” e “Deep State”, tenta nos convencer que a patética marcha da direita bolsonarista ao Distrito Federal (uma ação que agrupou por volta de 20 mil indivíduos desarmados, na sua grande maioria composta de lumpens portanto bíblias e bandeirolas do Brasil) foi uma operação montada pelo Deep State/CIA contra o debutante governo da Frente Ampla, Lula&Alckmin. Longe de desqualificar a “tese” levantada por Pepe como “teoria da conspiração”, como costuma fazer a esquerda domesticada exatamente pela Governança do Capital Financeiro que tenta esconder seus movimentos como um fruto de mentes “conspiranóicas”, procuramos demonstrar nessa polêmica com Escobar justamente o oposto a sua “tese”, ou seja, o Deep State/CIA neste caso “veste a camisa” da Frente Ampla, conduzindo desde a vitória eleitoral fraudulenta de Lula através das urnas “roubotrônicas” até a montagem de seu gabinete. Mas primeiro vejamos o argumento central de Pepe: “Um antigo responsável de inteligência norte-americano confirmou que a caótica reencenação do Maidan em Brasília a 8 de Janeiro foi uma operação da CIA e ligou-a às recentes tentativas de revolução colorida no Irã… De acordo com a fonte estado-unidense, a razão para encenar agora a operação – a qual apresentou sinais visíveis de planeamento às pressas – é que o Brasil está pronto para se reafirmar na geopolítica global ao lado dos demais estados BRICS, Rússia, Índia e China.” (Pepe Escobar, “Porque a CIA tentou um golpe Maidan no BRASIL”, 10/01/23).

É preciso deixar bem claro que a esta polêmica com Pepe se desenvolve em patamares bem distintos, Escobar é um jornalista muito bem preparado e sem sombra de dúvida maneja informações privilegiadas, das quais muitas vezes não dispomos. Porém, Pepe não representa uma organização política militante do marxismo e sequer mesmo da esquerda em geral, é um jornalista profissional e vai onde “o vento sopra melhor”, como diz o velho ditado popular :“Quem paga a banda escolhe a música”. Neste caso fica muito evidente a “forçação de barra” que faz Pepe para tentar apresentar Lula como uma liderança internacional anti-imperialista. Escobar como um jornalista mutíssimo informado sabe muito bem que o conjunto dos governos imperialistas, desde os Democratas nos EUA até a Social Democracia da União Europeia jogou todas suas fichas para derrotar Bolsonaro e eleger Lula, o representante programático perfeito para impulsionar a Nova Ordem Mundial no Brasil.

O PT se converteu na pandemia forçada do Coronavírus um fiel apologista de todos os protocolos impostos pela OMS&Bigpharma, desde a defesa dos bloqueios econômicos “sanitários“ para quebrar a “velha indústria do carbono” e favorecer as chamadas “novas tecnologias” (Bigtech), rebaixando consideravelmente o preço internacional das comodities minerais, evitando assim uma crise desastrosa na economia chinesa e que desencadearia graves consequências para acelerar o colapso global do modo de produção capitalista.

Mas o enquadramento de Lula e seu arco político da Frente Popular à Nova Ordem pandêmica não se limitou ao apoio da farsa sanitária decretada pela OMS&BigPharma, foi muito mais além. O PT também legitimou a imposição operada pela Governança Global do Capital Financeiro para que o Estado Nacional “decuplicasse” sua dívida pública para fazer frente com os onerosos custos da pandemia, primeiro o “auxílio emergencial”, depois os hospitais (abatedouros) de campanha, respiradores etc., e para finalizar com “chave de ouro” a compra bilionária das “eternas“ doses das vacinas experimentais, que matam muito mais do que imunizam. Obviamente Bolsonaro (já descartado em 2020 pela elite rentista tupiniquim), mesmo esboçando algum “resmungo”, seguiu direitinho a cartilha do Fórum de Davos (a face pública e social da Governança), acabando de falir o Estado nacional, queimando as reservas cambiais e triplicando a impagável dívida pública. Não poderia surgir, neste cenário potencialmente explosivo para os próximos anos, um elemento melhor do que o governo do tipo da Frente Ampla de colaboração de classes, totalmente alinhado com a Governança Global do Capital Financeiro.

Para encerrar e não cansar a paciência de nosso leitores já fartos com as tiradas demagógicas do Lulopetismo que depois de mais de uma década de gerências neoliberais só ilude os tolos e corrompidos pela Frente Popular, vamos ao equívoco fulcral de Escobar: o conceituado jornalista apesar de possuir grande expertise em se tratando de “Guerra Híbrida”, parou no tempo e não consegue enxergar que o atual “campo de batalha” não é mais travado entre governos nacionais, mesmo que tenham características hiper imperialistas, como os dos EUA. A Guerra Híbrida contemporânea, que teve sua dinâmica potencializada após o fim da Segunda Guerra Mundial, encerramento da “Guerra Fria” seguida da destruição contrarrevolucionária da URSS e a conversão da China em maior economia industrial capitalista do planeta, tem um único “braço armado operacional”, o Deep State, e que também serve a um único senhor apátrida, ou seja a Governança Global do Capital Financeiro.

Este verdadeiro conluio do rentismo internacional que de fato governa o mundo, não tem nacionalidade ianque, chinesa, francesa ou britânica, etc…investe seu fluxo de capital monstruoso absorvendo as burguesias locais em corporações transnacionais, dominando países que podem até mesmo estar em conflito político ou militar entre eles, não importa! A Governança Global do Capital Financeiro não tem “preferências“ étnicas ou culturais, aporta sua imensurável massa de capital na melhor rentabilidade possível e para garantir não ter surpresas com expropriações e defaults, controla politicamente os governos burgueses, sejam imperialistas ou periféricos. Talvez hoje a única exceção planetária a esta terrível Ditadura Global (Shadow Dictatorchip) seja o Estado Operário Coreano.

Por essa razão soa até pueril e sem qualquer base científica no marxismo, falar em um “novo mundo multipolar”, como tenta demonstrar Pepe nomeando Putin, Xi Jinping e Lula como os “cavaleiros” desta suposta cavalgada contra o imperialismo ianque. Seria melhor e intelectualmente mais honesto, catalogar todos estes “funcionários“ da Governança Global, como Biden, Macron, Olaf, Lula, Xi Jinping, Petro, Obrador, e até mesmo Putin, como os vassalos servis da Nova Ordem Mundial do Capital Financeiro.