sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

AS VÉSPERAS DE UM ANO DA GUERRA CONTRA A RÚSSIA: IMPERIALISMO IANQUE ASSUME TOTALMENTE O CONTROLE DO EXÉRCITO UCRANIANO. PELA VITÓRIA MILITAR DE MOSCOU CONTRA OS CHACAIS DA OTAN! 

Como na guerra imperialista de ocupação do Vietnã, os EUA acabaram assumindo o controle direto do governo neofascista e dos militares ucranianos, e já começam “limpando a casa“…Primeiro, um "acidente" de helicóptero eliminou a liderança do Ministério do Interior. Então Oleksii Arestovych, assessor principal de Zelensky e Ministro da Infraestrutura, saiu e ontem (25/01) houve um maremoto de substituições no governo corrupto ucraniano.

Vários vice-Ministros e governadores provinciais foram demitidos. O vice-Ministro da Defesa, Vyacheslav Shapovalov, renunciou depois que surgiu a denúncia que ele supervisionou a compra de suprimentos militares a preços inflacionados de uma empresa relativamente desconhecida. O departamento estatal  chamou de "erro técnico". O próprio ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, está sob investigação pelo mesmo motivo.

Outros altos funcionários também foram destituídos, incluindo o vice-procurador-geral Oleskiy Symonenko, o vice-Ministro para o Desenvolvimento das Comunidades e Territórios Ivan Lukerya, o vice-Ministro para o Desenvolvimento das Comunidades e Territórios Vyacheslav Negoda, o vice-Ministro da Política Social Vitaliy Muzychenko e os governadores provinciais de Dnipropetrovsk, Zaporiya, Kiev, Sumy e Kherson.

Não são somente casos de corrupção. Os Estados Unidos caminham para uma escalada militar, livrando-se dos velhos e duvidosos lacaios ucranianos e substituindo-os por outros mais dispostos a fazer o que lhes mandam e, sobretudo, a fazer melhor uso da vasta quantidade de material, militar e civil,  que vem para a Ucrânia.

Um comunicado oficial do Ministério da Defesa afirma que a saída do vice-Ministro do departamento Shapovalov "preservará a confiança da sociedade e dos parceiros internacionais e garantirá a objetividade" dos esforços para esclarecer a corrupção.

O governo Zelensky e o exército ucraniano são um mercado de segunda mão. Em novembro, o governador da província de Dnipropetrovsk, Valentin Reznichenko, foi acusado por vários meios de comunicação de conceder dezenas de milhões de euros em contratos de reparo de estradas a um grupo cofundado por sua namorada, que trabalha como preparadora física. Este governador e os seus colegas das regiões de Sumy, Kherson e Zaporiya estão sob investigação judicial, enquanto a demissão de Oleksii Kuleba está relacionada com a sua próxima nomeação para a administração presidencial.

O vice-Ministro da Infraestrutura, Vassyl Lozynsky, aceitou um suborno de US$ 400.000 para "facilitar" a compra de geradores a preços inflacionados, enquanto o país luta com falta de energia generalizada causada por ataques russos à infraestrutura de energia.

Um dos principais assessores de Zelensky, o vice-chefe de seu escritório, Kyrylo Timoshenko, renunciou. Ele foi um dos poucos assessores do presidente em exercício desde que se tornou presidente em 2019. Entre outras tarefas, ele gerenciou projetos de reconstrução de instalações danificadas por ataques russos e se envolveu em vários escândalos antes e depois do início da guerra.

Em outubro, ele foi acusado de usar um SUV doado à Ucrânia pela General Motors para fins humanitários. Após essas revelações, Tymoshenko anunciou que estava movendo o veículo para uma área próxima à linha de frente.

A guerra imperialista de agressão a Rússia está em uma escalada ofensiva  para tentar conter a vitória de Moscou sobre os neofascistas ucranianos e os genocidas da OTAN. A “doação” dos tanques Leopardos feito pela Alemanha, levando praticamente a ruptura comercial do país com a Rússia, foi uma imposição da Casa Branca e colocará a principal economia capitalista da Europa em um ritmo de bancarrota. Os Marxistas Leninistas reafirmamos nossa posição clara e sem nenhum tipo de dissimulação política, como fazem todo um setor da esquerda revolucionária: PELA VITÓRIA MILITAR DA RÚSSIA CONTRA O CONJUNTO DAS FORÇAS IMPERIALISTAS!