segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

EUA E ISRAEL COORDENAN ATAQUE COM DRONES EM ALVOS ESTRATÉGICOS NO IRÃ: OS MARXISTAS DEFENDEM UMA ENÉRGICA RESPOSTA DO REGIME DOS AIATOLÁS CONTRA O IMPERIALISMO IANQUE E O ENCLAVE SIONISTA!

Uma série de explosões ocorreu na noite de sábado em instalações estratégicas no Irã. Uma das explosões atingiu um centro de produção de munições do Ministério da Defesa iraniano, localizado na parte norte da cidade de Isfahan. Na mesma noite, também ocorreu um incêndio na cidade de Azershahr, onde as chamas envolveram uma fábrica de refino de petróleo na cidade industrial de Shahid Salimi. O trabalho está em andamento para extinguir o incêndio e evitar que o fogo se espalhe para outras partes da fábrica. O intenso aumento da temperatura explodiu vários tanques de óleo. A explosão de óleo quente calcinou uma brigada de incêndio eficaz. No momento, o número de vítimas ou feridos não foi fornecido. Mohammad Hanbar, Diretor Geral de Gerenciamento de Crises da Província do Azerbaijão Oriental, disse que a causa do incêndio está sendo investigada e garantiu que a situação está sob controle. O imperialismo ianque e Israel exigem a rendição completa do Irã, perspectiva que sofre grande resistência interna, particularmente pelas massas iranianas que viram a barbárie imposta à Líbia e a destruição em curso na Síria. Frente a esta situação, defendemos integralmente o direito deste país oprimido a possuir todo arsenal militar para responder a agressão ianque.  

Como Marxistas Revolucionários não dissimulamos em um só momento o caráter burguês e obscurantista do regime nacionalista do Irã. Sempre declaramos que os revolucionários não são partidários do Regime dos Aitolás no Irã, embora reconheçamos os avanços anti-imperialistas conquistados pelas massas em 1979. Mas estes fatos em nada mudam a posição comunista diante da agressão imperialista contra uma nação oprimida. Não nos omitimos em estabelecer uma unidade de ação com o Regime dos Aiatolás, diante do ataque imperialista. Por esta mesma razão, chamamos o proletariado persa a construir uma alternativa revolucionária dos trabalhadores que possa combater consequentemente o imperialismo. 

É bom lembrar que os Marxistas já estabeleceram uma frente única com os aiatolás na derrubada do Xá Reza Pahlevi e seu regime pró-imperialista, apesar de conhecermos o caráter de classe da direção religiosa muçulmana. A agressão desferiada ontem, mesmo com todas as concessões feitas pelo regime dos Aiatolás e o governo Rohani, embutem uma vingança contra a humilhação sofrida pelos EUA na desastrosa tentativa de intervenção militar no Irã, ainda sob o governo democrata de Jimmy Carter. 

Não temos nenhuma dúvida que o império pretende somar para suas empresas transnacionais as reservas de petróleo do Irã às da Líbia e do Iraque para, desta forma, deter a hegemonia absoluta do controle energético do planeta. 

Somente idiotas úteis à Casa Branca podem ignorar estes fatos e declarar “solidariedade” às ações militares da OTAN contra os “bárbaros ditadores” que se recusam a aceitar a “democracia made in USA”.