terça-feira, 31 de janeiro de 2023

LULA, O “POODLE QUERIDINHO” DO IMPERIALISMO: MAIS UM SERVIÇAL DA CASA BRANCA PARA CONDENAR A RÚSSIA EM SUA GUERRA JUSTA CONTRA A OTAN

Pela primeira vez na condição de presidente da república, Lula foi enfático ao condenar a Rússia declarando oficialmente que Putin cometeu um “erro crasso ao invadir o território de outro país”. Não por acaso essa declaração de servilismo ao imperialismo ocorreu durante a visita do chanceler alemão, Olaf Scholz, ao Brasil. Como denunciamos, a parceria de Lula com o Social Democrata alemão tem como base que ambos não passam de "poodle" serviçais da Casa Branca para condenar a Rússia em sua guerra justa contra a OTAN.

Em maio do ano passado quando ainda era candidato à presidência, Lula foi entrevistado pela revista norte-americana "Time" e já havia dito que a invasão era um erro. O petista declarou “Às vezes, fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado. O Saddam Hussein era tão culpado quanto o Bush. Porque o Saddam Hussein poderia ter dito: ‘Pode vir aqui visitar e eu vou provar que eu não tenho armas’.”. 

Como podemos observar Lula, usando o distracionista discurso da “defesa da paz”, sempre condena os que são as verdadeiras vítimas do imperialismo: hoje a Rússia cercada pela OTAN e, anteriormente, o Iraque atacado pelos EUA.

Enquanto Bolsonaro prestigiou Putin em um encontro presencial em Moscou no ano passado na condição de presidente do Brasil, o Lula foi a Europa quando era candidato e não ousou se encontrar com o presidente russo para não desagradar a Casa Branca. Optou por se confraternizar com Macron, Scholz e Pedro Sánchez que estão alinhados com Biden nas provocações imperialistas contra a Rússia. 

Por outro lado, o então candidato petista em nenhum momento condenou a escalada belicista contra a Rússia organizada pela OTAN, pelo contrário, foi só elogios quando fala dos representantes do imperialismo ianque e europeu.

Não resta dúvida que esta política do falso pacifismo pequeno-burguês do PT se coloca no campo da falsa neutralidade que favorece a OTAN e EUA, na medida que ação militar de Moscou foi uma resposta a ofensiva de cercar a Rússia por parte do imperialismo ianque e europeu.