domingo, 8 de janeiro de 2023

APÓS 20 ANOS ENCARCERADA PELA DITADURA IMPERIALISTA IANQUE: ANA BELÉN CONSEGUE LIBERDADE CONDICIONAL 

A prisioneira política Ana Belén Montes foi libertada neste último sábado (07/01) ao deixar a prisão de Carswell, em Forth Worth, Texas, depois de passar 21 anos encarcerada pelo governo imperialista norte-americano. A informação foi confirmada pelo Federal Bureau of Prisons dos Estados Unidos. Ana era uma ex-analista da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA e vai agora entrar em regime de liberdade condicional por um período de cinco anos.

Belén é cidadã norte-americana de ascendência porto-riquenha, estava privada de liberdade desde 2001, depois de ter sido condenada pela justiça ianque a 25 anos de prisão sob a acusação de “conspiração para espionagem a favor de Cuba”.

Por causa de suas habilidades, Ana foi enviada para a Base Aérea de Bolling, em Washington, onde trabalhou como especialista em investigação de inteligência. Em 1992 foi para o Pentágono como Analista. Com um cargo fictício, por um tempo ela foi colocada na representação diplomática em Havana para "estudar"(espionar) os militares cubanos.

Ana Belén Montes chegou a se expressar politicamente durante o processo judicial fraudulento levado a cabo contra ela: “Considero que a política do nosso governo para com Cuba é cruel e injusta, profundamente hostil. Eu me considerava moralmente obrigado a ajudar a Ilha a se defender de nossos esforços para impor a ela nossos valores e nosso sistema político. Mostramos intolerância e desprezo para com Cuba (...). Nunca respeitamos o direito de Cuba de definir seu próprio destino, seus próprios ideais de igualdade e justiça (...). Fiz o que considerei mais adequado para neutralizar uma grande injustiça”.